Presidência da Câmara

Kalil assume articulação e pede votos a vereadora Nely Aquino

No dia anterior à eleição que vai decidir o próximo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, ele se reuniu com dez aliados

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 11 de dezembro de 2018 | 20:11
 
 
 
normal

No dia anterior à eleição que vai decidir o próximo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte pelos próximos dois anos, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) bancou o nome da vereadora Nely Aquino (PRTB) como candidata da base, assumiu a articulação e tirou votos importantes do principal adversário de Nely. O prefeito reuniu cerca de dez parlamentares na tarde desta terça-feira (11) para conversar e pedir votos para a indicada. 

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, Kalil conversou separadamente com os convocados, ponderando que o voto em Nely seria “um voto para o prefeito”. Um dos argumentos utilizados pelo prefeito da capital é de que ele nunca deixou de atender pedidos de obras e de recursos feitos pelos vereadores, e que, agora, era a vez de os parlamentares retribuírem o pedido feito por ele. 

Pelo menos um vereador saiu da reunião sem aceitar os termos propostos por Kalil e foi embora falando aos colegas que “esses tipos de acordo não me servem”, que manteria o voto no candidato Orlei (Avante). Entretanto, o prefeito conseguiu tirar, pelo menos, dois votos do principal concorrente de Nely entre aqueles que estiverem presentes. “Seria muita irresponsabilidade minha não atender a esse pedido do Kalil, ele sempre me ajudou”, comentou um vereador, que pediu para não ser identificado. 

A entrada do chefe do executivo municipal na articulação e o nome de Nely como escolhido foram alternativas para que os representantes da esquerda na Casa endossem o número de votos visando uma vitória mais “tranquila”. Até os últimos dias, o prefeito afirmava repetidas vezes que não entraria na discussão do nome à presidência. Porém, com a base ameaçando debandar, o risco de perder a eleição e pessoas nas quais Kalil cortou relações integrando a lista de votos de Orlei, ele se viu obrigado a "chamar a responsabilidade".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!