2022

Kalil nega que viagem a Alfenas seja parte de pré-campanha

Na última semana, O TEMPO mostrou que o prefeito da capital viajaria ao interior do Estado para se tornar mais conhecido

Por Thaís Mota
Publicado em 17 de setembro de 2021 | 19:10
 
 
 
normal

Em uma solenidade no Ministério Público de Minas Gerais, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) negou que sua participação no evento, bem como sua viagem nesta sexta-feira (17) a Alfenas, no Sul de Minas, sejam atividades de pré-campanha visando uma possível candidatura ao governo de Minas Gerais nas próximas eleições. “Não. Não. Eu vim aqui em consideração ao MP, que é parceiro da prefeitura. E não tem nada a ver com a tragédia de Furnas (tema de sua discussão na agenda realizada em Alfenas), disse.

Kalil viajou à cidade na condição de presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP) acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV). Em um evento com  outros prefeitos da região do Sul do Estado, eles discutiram a escassez de água e a crise hídrica.

Inclusive, na ocasião, ele anunciou que na próxima segunda-feira terá uma reunião com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, onde deve tratar sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pede suspensão da Emenda Constitucional 106/2020 (da Constituição do Estado de Minas Gerais), que prevê tombamento dos Lagos de Furnas e Peixoto. 

Perguntado sobre o que espera da reunião, Kalil foi breve e disse apenas que vai conversar com a ministra já que ela é a relatora da ação. Em seguida, tomou seu assento no evento do MP. “Ela é a relatora, então nós vamos tentar cassar porque está na mão dela”, disse.

Tanto Kalil quanto Agostinho retornaram a tempo de participar da cerimônia de outorga da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, que encerrou na noite desta sexta-feira as comemorações da Semana do Ministério Público 2021.

Em matéria publicada por O TEMPO no último sábado, o secretário de governo de Kalil e o principal articulador de sua campanha à reeleição à Prefeitura de BH, Adalclever Lopes (MDB) disse que o prefeito iniciaria nos próximos dias uma série de viagens pelo interior do Estado, na condição de presidente da FMF. Disse também que as viagens seriam acompanhadas do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus. Na ocasião, tanto o prefeito quanto o parlamentar negaram a informação.

Também participaram do evento em ALfenas o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e o prefeito de Cristais, Djalma Francisco Carvalho; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg), prefeito Paulo Sérgio Leandro de Oliveira; o diretor jurídico da Presidência do Senado Federal e presidente do PSD em MinasGerais, Alexandre Silveira; o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp; e o presidente de Furnas, Clovis Torres.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!