POLÍTICA

Lobista nervoso troca as palavras

Redação O Tempo


Publicado em 18 de junho de 2007 | 21:27
 
 
 
normal

Quando nervoso, o lobista e amigo de Renan Calheiros Cláudio Gontijo gagueja e troca as palavras. Ao falar dos depósitos, ele trocou as palavras - cheque por dinheiro. "Foi em dinheiro ou cheque?", reagiu o corregedor geral do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), bastante irritado. Em seguida, o lobista respondeu devagar e de forma explicada: "Em dinheiro, sempre em dinheiro".

Em quase todas as respostas, o lobista destacou sua amizade com Renan. Contou que, depois de sua separação, sempre tomava café da manhã na casa do senador. "Eu adorava o ovo frito da casa dele", disse.

Estratégia aliada
O primeiro a perguntar a Gontijo foi o relator-interino, Sibá Machado (PT-AC). Também fizeram perguntas os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO). A estratégia dos governistas é fazer perguntas simples e de respostas conhecidas. Já o senador Demóstenes Torres tentou tirar detalhes da relação de Gontijo com Renan e seus supostos efeitos - como a possibilidade de beneficiar a empresa Mendes Júnior. (Com agências)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!