Na região metropolitana

Lula em MG: quem participou e quem ficou de fora da agenda em Nova Lima

A cerimônia teve a ausência do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), e do governador Romeu Zema (Novo)

Por O TEMPO
Publicado em 26 de abril de 2024 | 14:28
 
 
 
normal

A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (26/4), em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, incluiu cinco ministros e o ex-governador Fernando Pimentel (2015-2018). Entretanto, a cerimônia de inauguração da planta industrial de produção de insulinas  da Biomm teve a ausência do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), e do governador Romeu Zema (Novo).

A princípio, a comitiva de Lula teria apenas a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o único mineiro na Esplanada. Entretanto, o presidente desembarcou em Minas ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi acompanhado pela secretária de Saúde Digital e esposa, Ana Estela Haddad, e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

Quem também estava presente era Pimentel. Ex-governador, ele preside a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) desde o início do terceiro mandato de Lula. Pimentel é um dos poucos quadros do PT de Minas Gerais a integrar o governo. Além dele, há o ex-deputado estadual e secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, o ex-ministro e assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, Nilmário Miranda, e o secretário nacional de Relações Sociais, Wagner Caetano.

Os deputados federais Rogério Correia (PT), Reginaldo Lopes (PT), Paulo Guedes (PT) e Miguel Ângelo (PT) prestigiaram a agenda de Nova Lima. Os deputados Ulysses Gomes (PT), Dr. Jean Freire (PT), Andréia de Jesus (PT), Lohanna (PV), Bella Gonçalves (PSOL) e Ana Paula Siqueira (Rede) até chegaram a ir, mas deixaram o evento em protesto à expulsão de assentos próximos ao palco. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, e o deputado estadual Tito Torres (PSD), também compareceram. 

A cerimônia também foi marcada pela presença de prefeitos. O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que já havia recebido Lula na visita a Belo Horizonte em fevereiro e que deseja o apoio do PT à pré-candidatura à reeleição, e o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), estavam presentes. João Marcelo, inclusive, posou ao lado de Lula e de ministros em uma foto para marcar a inauguração da planta industrial da Biomm. A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PV), foram outros a marcar presença.

Entretanto, as ausências, sobretudo a de Pacheco, chamou a atenção. Embora tenha sido convidado e de ter sido confirmado pelo Palácio do Planalto em uma nota às 7h, o presidente do Congresso Nacional se ausentou em meio ao incômodo com o governo Lula por conta da judicialização da desoneração da folha no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta, o senador disse que recorrerá à Suprema Corte.

Zema, que disse não ter sido convidado, não foi ao evento. Entretanto, o Palácio do Planalto contradisse o Palácio Tiradentes e afirmou que convidou o governador. Nesta manhã, Zema participou da abertura da safra mineira de açucar e etanol em Uberaba, no Triângulo. O governo de Minas foi representado pela secretária adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!