ELEIÇÕES 2022

Lula passa mal e reunião com varejistas em SP é tocada por Alckmin e Mercadante

Ex-presidente teve uma indisposição estomacal antes da reunião, mas encontro com 60 empresários do varejo foi mantido

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 11 de agosto de 2022 | 16:40
 
 
 
normal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma indisposição estomacal e não compareceu à reunião com os principais empresários do setor varejista, mas o encontro foi mantido, na quarta-feira (10), em um hotel da zona sul de São Paulo. 

Quem assumiu a dianteira da reunião, que durou duas horas, foi o vice na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), junto ao ex-ministro e ex-senador Aloizio Mercadante, que coordena o programa de governo do PT.

Entre os 60 empresários presentes, estavam Luiza Trajano, dona do grupo Magazine Luiza, e Flávio Rocha, dono da Riachuelo. O encontro foi organizado pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que também se reunirá com os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) neste mês. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ainda não confirmou presença.

Os empresários questionaram Alckmin e Mercadante sobre a condução de reformas, com destaque para a tributária e trabalhista, ponto especialmente sensível para a campanha petista, que já começou a reformular os discursos.

No dia anterior, terça-feira (9), por exemplo, durante reunião com empresários da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), Mercadante disse que será feita uma "reforma da reforma trabalhista". Lula e Alckmin também estavam presentes. 

O argumento do ex-ministro dos governos petistas é resolver o problema da crescente informalidade no país, que impossibilita aos trabalhadores terem direitos básicos, como férias remuneradas, por exemplo. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!