O instituto de pesquisa DataSenado divulgou, nesta terça-feira (12), um levantamento que mostra a percepção dos cidadãos brasileiros sobre medidas econômicas para o enfrentamento à Covid-19 que estão em discussão ou já foram aprovadas no Senado.

As propostas tratam da ajuda do governo federal a empresas e pessoas – seja com suspensão de pagamentos ou redução deles. E a maioria esmagadora dos entrevistados concordam com esses projetos.

A amostragem mostra que 96% dos brasileiros são favoráveis, ao projeto de lei do Senado que obriga o governo a dar ajuda financeira para hospitais sem fins lucrativos que atendem pacientes com coronavírus. Outros 92% concordam que o Executivo deve conceder empréstimos para pequenas empresas com juros menores por conta da pandemia.

Quando se trata de pagamentos, 76% das pessoas sinalizaram positivamente ao texto que suspende a cobrança de aluguel por três meses. Da mesma forma, 83% dos entrevistados acreditam que também deve ser suspenso o recolhimento do Imposto de Renda para as vítimas da Covid-19.

O levamento também questionou aos participantes se eles eram favoráveis à matéria que determina a redução do valor da mensalidade cobrada por instituições privadas de ensino durante a suspenção das aulas presenciais. Segundo a amostragem, 84% endossam essa tese.

Ainda segundo a pesquisa, 94% dos participantes assinalaram como positiva a proposição que determina o congelamento dos preços de medicamentos durante a pandemia; e a parcela de 88% concorda com a proposta que permite restaurantes e supermercados a doar alimentos e refeições que não foram comercializados.

Para a coleta dos dados, foram entrevistadas entre os dias 4 e 6 de maio, por telefone, 1.200 pessoas, acima de 16 anos, de todas as regiões do país.