O número de casos do novo coronavírus no país não param de crescer, mas tem parlamentar querendo a volta das partidas de futebol. O deputado estadual mineiro Alencar da Silveira Júnior (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto que autoriza o retorno dos campeonatos de futebol no Independência, na região leste de Belo Horizonte. O parlamentar já foi presidente do América. O clube é um dos responsáveis pelo estádio.

A proposta autoriza a Federação Mineira de Futebol (FMF) a retornar com as partidas no estádio com as seguintes condições: os torcedores estão impedidos de acompanhar os jogos e devem ser observadas as recomendações médicas dos órgãos técnicos, instituições de saúde, da própria FMF e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 15 de março, a FMF suspendeu os jogos do campeonato mineiro com a intenção de colaborar com a prevenção da Covid-19 e com a preservação da “saúde dos jogadores, membros de comissões técnicas e de torcedores”. A decisão levou em conta a medida tomada pela CBF, que também suspendeu as competições nacionais coordenadas pela entidade.

O texto do político ainda permite, a critério dos clubes, a transmissão dos jogos por qualquer meio de comunicação como rádio, televisão e internet. Alencar é ex-dirigente do América, que é um dos administradores do Independência. Outro responsável pelo local, este por meio de concessão, é a empresa Luarenas, parceira comercial do Atlético, que também manda jogos no campo.

Motivo

Na justificativa do projeto, Alencar diz que o período de afastamento social pelo qual passamos, se por um lado é fundamental para conter a transmissão da Covid-19, por outro gera “tensões nervosas decorrentes do isolamento”. O deputado argumenta que o futebol é uma paixão do povo do Estado de Minas Gerais, e podendo se converter em um importante meio de distração, reduzindo o stress do isolamento.

Alencar ainda afirma que, do ponto de vista econômico, o futebol é responsável por vários negócios, gerando empregos em diferentes setores da economia, como na área de propaganda e marketing, telecomunicações, e dos profissionais diretamente relacionados à sua prática, dentre outros.

“A presente proposição tem o objetivo de permitir, desde que respeitadas as orientações dos órgãos responsáveis e pela FMF, o retorno das competições de futebol em nosso Estado minimizando assim os danosos efeitos econômicos e psicológicos que a pandemia do novo coronavírus tem causado, sendo certo que o Estádio Independência atenderá de forma mais econômica esse propósito”, justificou.

FMF
Procurada, a Federação Mineira de Futebol disse que mantém a postura de só retomar as atividades com aprovação das autoridades de saúde do Estado e das cidades onde devem ser realizados os jogos: "Seguimos em contato permanente e confiando nos órgãos competentes".