Fake

Osmar Terra compartilha notícia falsa sobre discussão de Kalil com cidadão

O ex-ministro compartilhou a publicação de uma seguidora que mostra um vídeo de julho de 2018 como se fosse atual

Por Fransciny Alves
Publicado em 03 de agosto de 2020 | 12:04
 
 
 
normal

O ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB) começou a primeira semana de agosto publicando uma notícia falsa em seu perfil no Twitter. Ele compartilhou a publicação de uma seguidora que mostra um vídeo de julho de 2018 como se fosse atual. 

Distorcendo os fatos, a mulher escreve que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), estabeleceu o fechamento do comércio da capital mineira por conta da Covid-19, mas foi almoçar em um restaurante de Nova Lima, cidade vizinha, o que gerou um bate-boca com um cidadão. 

O vídeo em questão mostra uma discussão entre Kalil e o hoje deputado estadual Bartô (Novo). Na época, Bartô era pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa e questionava Kalil sobre o gasto no fretamento de um jatinho para viagem do procurador geral do município, Tomáz de Aquino Resende, até Brasília

Outro fato falso é que o vídeo não foi gravado em um restaurante em Nova Lima, mas sim em um estabelecimento no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira. Desde 29 de junho, apenas os serviços essenciais podem funcionar no município por conta da propagação dos casos de coronavírus e o número insuficiente de leitos de UTIs na cidade. 

A partir daí, Kalil se tornou ainda mais alvo de opositores e categorias que pedem a volta do comércio por conta de questões econômicas. Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte disse que o chefe do Executivo não vai comentar o caso. “Estamos trabalhando para combater a pandemia”, respondeu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!