Prefeitos dos municípios de Unaí, Arinos, Cabeceira Grande, Buritis e Paracatu reclamaram da ausência de representantes do governo do estado, nesta quinta-feira, na audiência pública no Senado, que discutiu a MP 862/2018, autorizando a criação da região metropolitana do Distrito Federal, com a inclusão de cidades de Goiás e Minas.
Todos os estados envolvidos na discussão enviaram secretários e outros representantes. Minas foi o único estado sem qualquer representação do Executivo na discussão.
A criação da região metropolitana visa facilitar as ações administrativas na região do entorno da capital federal, uma das mais violentas do país, marcada pela ocupação desordenada do solo e carência de serviços públicos básicos. O entorno reúne municípios de Goiás e Minas Gerais.
Com a região metropolitana do DF e entorno, os governos locais poderão coordenar as ações e investimentos locais. Por exemplo, os estados poderão firmar convênio para captar recursos e realizar uma única licitação para uma obra comum, simplificando esforços e reduzindo gastos.