Tragédia em Brumadinho

Zema terá um inimigo se secretário de Meio Ambiente não cair, diz deputado

André Janones chamou Germano Vieira de 'funcionário da Vale' na semana passada


Publicado em 19 de fevereiro de 2019 | 11:19
 
 
 
normal

Depois de chamar o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e o secretário de Estado de Meio Ambiente de MG, Germano Vieira, de "assassinos" e "bandidos" na frente dos dois durante sessão da Comissão Externa de Brumadinho, na Câmara, na semana passada, o deputado federal André Janones (Avante-MG) diz que irá enviar ofício ao governador Romeu Zema (Novo-MG) exigindo a demissão de Vieira do cargo. 

"Estamos pressionando e exigindo que ele seja exonerado, ele tem que perder o foro privilegiado. Minha visão é clara: quem está contra o povo está contra mim, e eu estou contra quem está contra o povo. Se ele não quer um inimigo dentro da bancada, ele tem que ouvir as ruas. Não pode continuar usando o poder do Estado para abrigar um criminoso", disse Janones, em conversa com a coluna nesta terça-feira (19).

A pressão do deputado, até o momento, tem sido feita via redes sociais e no plenário da Câmara, mas um ofício ao governador deve elevar o patamar do pedido. Segundo Janones, Germano Vieira seria um dos responsáveis pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Na semana passada, durante um bate-boca com o secretário, ele chegou a afirmar que o chefe da pasta de Meio Ambiente seria um "funcionário da Vale" e o chamou de "moleque". Vieira disse que não pensava em processar o parlamentar por conta das frases.  

A coluna pediu resposta à assessoria do governador Romeu Zema sobre a fala e a pressão do deputado, mas, até o momento, não houve resposta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!