Eleições 2022

Pestana sobre possível aliança com PDT: 'estarei em todos os eventos do Ciro'

O pré-candidato ao governo confirmou que conversa com o PDT por aliança em Minas Gerais e defendeu convergência entre partidos da chamada terceira via

Por Franco Malheiro
Publicado em 11 de julho de 2022 | 21:15
 
 
 
normal

O pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Marcus Pestana  classificou como ‘natural’ uma aliança no Estado com o PDT, devido a proximidade no campo político das duas legendas e o histórico dos agentes envolvidos no processo.

O partido do pré-candidato à presidência Ciro Gomes tinha no Estado a pré-candidatura do ex-deputado Miguel Corrêa, no entanto, nesta segunda-feira, o presidente estadual da legenda, deputado Mário Heringer, disse, em entrevista à rádio Super 91,7 FM, que o partido pode retirar a candidatura de Corrêa e buscar novas alternativas para o palanque de Ciro em Minas.
 
Pestana confirmou para reportagem de O TEMPO que as conversas com o presidente estadual do PDT estão caminhando e a aliança com o partido de Ciro Gomes é uma das prioridades. Segundo o tucano, caso o PDT se alie a sua candidatura, “certamente estaria na chapa majoritária, seja com a vaga ao Senado, ou a vice-governador”

"Fazemos parte do mesmo campo político que o é o social democrata. Nós temos conversado, o Ciro já teve uma grande proximidade conosco, ele foi do PSDB. O PDT sempre participou dos governos tucanos em Minas. Então há um campo grande de convergência, é uma das alianças prioritárias que nós temos”, afirmou Pestana e garantiu palanque a Ciro Gomes.

“Faço o compromisso que se o PDT vier, estarei presente em todos os eventos do Ciro Gomes, porque temos uma convergência programática”, afirma sem deixar de garantir também apoio a outros nomes da corrida presidencial. 

“Na terceira via temos o nome da Simone Tebet (MDB), do Luciano Bivar (União Brasil) e do Ciro Gomes. Quem vier para essa aliança terá apoio aqui no Estado, porque acredito na necessidade de se fortalecer a terceira via para quebrar essa polarização que tá levando o país para um cenário muito perigoso”, pontuou.

Negociações

O PDT vem conversando com os tucanos já há um tempo, e, conforme o presidente estadual deputado Mario Heringer, o interesse dos pedetistas é ficar com a vaga ao Senado na chapa de Pestana.

Segundo o presidente do PDT, candidatos a vice-governador 'não aparecem e não pedem voto'. Já os candidatos a senadores, por exemplo, vão ter espaço às segundas, quartas e sextas-feiras durante o horário eleitoral gratuito. “Se o partido tiver um candidato a senador, Ciro poderia participar dos programas ao seu lado", argumentou Heringer, em entrevista à rádio Super 91,7 FM. 

O presidente do PSDB em Minas Gerais, deputado Paulo Abi-Ackel, também confirmou que há conversas com o PDT para compor a chapa do ex-deputado Marcus Pestana (PSDB) ao governo de Minas. 

“Acho possível. As conversas com o Mário (Heringer) estão indo muito bem. Essa semana a gente deve ter um novo encontro e definir melhor como serão os novos passos. Mas confirmo que estão havendo várias conversas entre eu, o Mário e Pestana”, afirmou o deputado. Os dois parlamentares devem se encontrar em Brasília ainda esta semana.  

“A vaga de vice na chapa também está em aberto, ainda estamos conversando. E o PDT pode ser uma das possibilidades. Vamos deixar as coisas correrem. Essa semana teremos mais conversas e o quadro começa a se definir melhor”, completou Abi-Ackel.

Aécio Neves e Senado

Sobre a possibilidade do deputado Aécio Neves ficar com a vaga ao Senado, Abi-Ackel pontua que o ex-governador Minas ainda não se decidiu sobre o tema, embora “tem sido demandado por diversas lideranças e prefeitos para isso.”

“Dentro dessa circunstância de indefinição é que nós vamos também conversar com Mario Heringer e com o PDT e deixar as coisas acontecerem com naturalidade. Mas ainda não há uma negativa para o deputado Aécio Neves compor em uma vaga ao Senado”, explica. 

O dirigente tucano pontua que o que o partido já tem de concreto, por enquanto, é a candidatura do ex-deputado Marcus Pestana ao governo de Minas. 

“Acreditamos que Marcus Pestana tem todas as condições de entusiasmar o eleitorado e crescer na eleição. É um candidato preparado intelectualmente, experiente em políticas públicas e gestão do Estado é capaz de fazer a voz de Minas ser novamente ouvida nas decisões nacionais. Estamos muito otimistas”, afirma Abi-Ackel.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!