Militância

Petistas mineiros serão convocados para combater crise 

PT faz encontros regionais no Estado neste fim de semana

Por LUCAS RAGAZZI
Publicado em 28 de março de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

O PT realiza, neste fim de semana, 11 encontros entre membros e dirigentes do partido por todas as regiões de Minas. Em Belo Horizonte, a reunião marcada para este sábado às 9h deve contar com a presença de Rui Falcão, presidente nacional da sigla, que indicará estratégias de comunicação e articulação para enfrentar o turbulento momento político vivido pelo governo federal. A visita dele, no entanto, seria para atender pedido do governador Fernando Pimentel. A assessoria do partido não confirmou a presença.

De acordo com nota oficial da sigla, as reuniões acontecerão porque o momento político “necessita de unidade”, e porque “se faz ainda mais necessário” que militantes, dirigentes e simpatizantes saibam “defender os governos do PT”. A ordem, segundo um interlocutor ligado ao partido, é “discutir planos e formalizar ações concretas para defender e fortalecer a qualquer custo os governos Dilma e Pimentel”.

Após a vitória eleitoral de Fernando Pimentel ao governo estadual, em 2014, Minas se tornou uma espécie de “menina dos olhos” do partido, tendo recebido atenção especial da cúpula petista e do governo federal. Sendo assim, é considerada como “essencial” uma mobilização de defesa ao PT no Estado.

A importância de Minas também pode ser medida pela citação de nomes como Nilma Gomes, secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e do deputado federal Reginaldo Lopes para o comando do Ministério da Educação.

Apesar disso, os recentes protestos contra os governos petistas, mirando principalmente a presidente Dilma Rousseff, vêm tirando o sono de parte do partido, fato que acaba refletindo no diretório mineiro.

Para a dirigente do PT de Minas Cida de Jesus, a sigla precisa responder o “ódio” presente nas manifestações com a ampliação do diálogo com os movimentos sociais. “Temos que dialogar mais, ampliar o campo, falar com a CNBB, com a OAB, que são movimentos fortes e que possuem bandeiras similares às nossas. Reconhecemos que precisamos melhorar”, diz a dirigente petista.

Agenda cheia

Na berlinda. A visita de Rui Falcão a BH não foi confirmada porque ele esteve, durante toda a sexta-feira, em Brusque (SC) acompanhando um prefeito petista que está prestes a ser cassado.

PBH e 2016 também na discussão

Os encontros também debaterão os nomes indicados para as disputas de 2016. Para Belo Horizonte, a cúpula do PT estadual discute três nomes para disputar a prefeitura: o deputado federal Gabriel Guimarães, o secretário de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa, e o titular da pasta de Planejamento, Helvécio Magalhães.

Apesar disso, tendências internas do PT ainda tentam emplacar o nome do ministro Patrus Ananias. A disputa interna de influências começa agora.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!