POLÍTICA

PIB de Minas acumula 4,6% de crescimento até setembro

Redação O Tempo


Publicado em 25 de dezembro de 2005 | 22:40
 
 
 
normal

Minas fecha 2005 com motivos para comemorar. Dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) registram uma tendência de crescimento sustentado nos próximos anos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 4,6% até setembro de 2005, enquanto o crescimento de todas as riquezas do país no mesmo período foi de apenas 2,6%.

O setor exportador também apresenta resultados no acumulado do ano superiores aos da média nacional. Enquanto o Brasil teve crescimento de 23,1% das exportações de janeiro a novembro, Minas teve 34,8% no mesmo período.

De acordo com o economista, Guilherme Guimarães, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, o Estado passa por um processo de desenvolvimento natural, por conta de medidas administrativas tomadas ao longo dos últimos anos e que agora começam a gerar frutos.

Uma dessas medidas foi a diminuição do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de diversos produtos determinada pelo governador Aécio Neves (PSDB).

Arrecadação
"Ao contrário do que se espera, essa atitude do governo aumenta a arrecadação tributária. Isso porque nós vivemos em um país que sofre com o trabalho informal e com menos tributos a tendência é que aqueles que vivem na informalidade regularizem sua situação e comecem a pagar seus tributos.

Além disso a economia está crescendo como um todo e 49% do ICMS é gerado pela indústria, que tem perspectiva de manutenção de crescimento", explicou Guimarães.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!