Política em Análise

Avaliação da administração de Alexandre Kalil

Pesquisa DataTempo/CP2 mostra que prefeito começará a campanha bem avaliado

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 19 de março de 2020 | 11:34
 
 
 
normal

Os resultados da pesquisa DataTempo/CP2 sobre a avaliação de governo do prefeito Alexandre Kalil (PSD) mostra que o caos enfrentado pela cidade no período de chuvas entre o final de janeiro e o início de fevereiro acabou não contaminando o político do PSD, o que era um temor entre seus aliados. A avaliação geral que se pode ter agora é que as falas e atitudes tomadas por Kalil acabaram sendo bem aceitas pela população. A pesquisa atual traz dados, inclusive, melhores do que a de levantamentos feitos ao longo do ano passado.

Um ponto a se destacar na pesquisa é que o prefeito vai melhor entre os mais ricos do que entre os mais pobres, o que é curioso diante do que se via nas pesquisas de intenção de voto de sua eleição em 2016. Houve uma inversão no apoio.

Em relação às regiões, tem um resultado muito bom no Barreiro e na Pampulha. Pontos de atenção para o presidente são as regiões Oeste e Norte. Kalil também tem aprovação menor que a média na região Centro-Sul, que costuma influenciar as demais. Mas, por outro lado, vai melhor na Pampulha.

O fato é que o índice de reprovação nunca passa de 22%, o que deixa o prefeito para usar o espaço na campanha não para defender a administração mas para apresentar propostas do que pode fazer caso consiga um novo mandato.

Para os outros candidatos, haverá a necessidade de, primeiro, desconstruir a administração pouco reprovada para, só num segundo momento, dizer o que fariam diferente. É um trabalho duríssimo.

Coloco, porém, uma questão importante a se apontar: ninguém sabe exatamente como será o comportamento do eleitor após a grave crise que nosso país começa a enfrentar com o coronavírus. Ainda que prefeito, governador e presidente consigam atuar de forma efetiva para conter a epidemia, mortes, tensão, dificuldades econômicas são inevitáveis, e isso tira o humor do cidadão, que vai culpar a tudo e a todos. Os problemas das administrações ficam mais expostos nesse momento de tensão exacerbada. Foi o que se viu em 2013. Eis o desafio para Kalil e os demais prefeitos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!