Eleições 2022

Rosângela Reis aceita condição do PL e anuncia candidatura a deputada federal

Deputada com quatro mandatos na ALMG, Rosângela teve a tentativa de emplacar a reeleição barrada pelos colegas durante convenção do PL

Por Leíse Costa
Publicado em 22 de julho de 2022 | 16:45
 
 
 
normal

A deputada estadual Rosângela Reis (PL) anunciou, nesta sexta-feira (22), que vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nestas eleições. A decisão acontece dois dias após a deputada ter seu nome barrado nas convenções partidárias do PL na última quarta-feira (20). Parlamentar por quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a pretensão de Rosângela era tentar a reeleição ao posto, mas teve os planos frustrados ao ser a única pré-candidata que não teve o nome aprovado pelos correligionários. 

Em coletiva à imprensa em Ipatinga, no Vale do Aço, seu reduto eleitoral, nesta sexta-feira (22), a deputada afirmou que aceitou a condição imposta pelo PL para não ficar de fora da disputa e vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

“As convenções aconteceram do jeito que tinham que acontecer. Era minha vontade de sair como deputada estadual, mas não houve essa abertura porque entenderam que eu tiraria uma vaga dos colegas. Agora, para deputada federal, o partido abriu vaga para mim”, disse. 

O entendimento do PL de Minas é de que Rosângela, que recebeu pouco mais de 70 mil votos na última eleição, poderia tirar uma das cadeiras da bancada estadual dos liberais que projeta eleger sete deputados para a ALMG. 

Rosângela era filiada ao Podemos, mas no último dia da janela partidária, se filiou, simultaneamente, ao MDB e ao PL de Ipatinga, no Vale do Aço. Após ser questionada pela Justiça Eleitoral, ela optou por ficar no PL, mas enfrentou rejeição dos colegas. 

Já projetando que sua tentativa de reeleição pudesse ser barrada pelos liberais, a deputada mantinha como plano alternativo lançar a filha, Grazielle Reis, como deputado estadual pelo PMN.

Nesta sexta, ela afirmou que Grazielle não será candidata. “Não existe essa possibilidade. Ela está filiada, ainda temos a convenção, um processo a ser passado. O que nós temos hoje é nossa candidatura de deputada federal”, afirma.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!