ELEIÇÕES 2024

Senador Carlos Viana não descarta possibilidade de disputar a prefeitura de BH

O político disse que está montando um grupo político e emendou que se lhe derem chance, será uma liderança política em defesa dos interesses de Minas

Por Ana Karenina Berutti
Publicado em 20 de março de 2023 | 10:02
 
 
 
normal

Durante entrevista para o programa Café com Política da Rádio Super 91,7 FM, nesta segunda-feira (20/3), o senador Carlos Viana (Podemos) não descartou a possibilidade de disputar a prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2024. “É cedo para dizer se vou ser candidato ou não. Moro há 45 anos em Belo Horizonte e conheço as periferias da cidade”, assinalou. Viana afirmou que, para isso, está “montando um grupo político” que se estruture a base de ideias. No quadro “Bate Pronto” do programa, ao ser perguntado sobre sua candidatura à prefeitura, o senador respondeu que é “uma possibilidade”.

Ao ser questionado sobre a abertura de espaço para construir sua liderança no partido ao qual se filiou recentemente, o Podemos, o senador disse que está construindo o seu nome. “Se me derem chance eu serei uma liderança política que defenda os interesses de Minas”, garantiu. Em relação a possíveis interferências nessa construção, Viana disse que está “cansado de ficar a reboque” e destacou que foi muito bem recebido no Podemos. “A gente não chega em um partido metendo o pé na porta. Tudo tem que ser muito conversado”, pontuou. Em relação a essas conversas, o senador admitiu que “um dos primeiros passos pode ser a prefeitura de Belo Horizonte”. Viana disse, ainda, que o Podemos dá essa oportunidade de discutir Minas Gerais.

A respeito dos possíveis nomes colocados para a disputa da prefeitura, Viana afirmou que “quanto mais nomes, melhor”. No entanto, Viana ponderou que a campanha política deve ser usada para se discutir ideias para a cidade. O senador teceu elogios ao presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Gabriel Azevedo (sem partido), a quem classificou de “excelente nome”. Em relação ao ex-colega de partido, o deputado estadual Bruno Engler (PL), Viana disse que é “muito bem votado”. Já sobre o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), o senador disse que é um “amigo e aliado” por ter aberto as portas para ele disputar o Senado em 2018. “Tenho muita gratidão e respeito por Alexandre Kalil”, afirmou.

O senador criticou o trânsito caótico da capital e a falta de obras importantes há décadas. Segundo Viana, é preciso se pensar quais são os planos para Belo Horizonte no futuro. “Ser prefeito não é mais só fazer operação tapa buraco”, argumentou. Ele lembrou também do orçamento do Fundeb que vai dobrar nos próximos 10 anos e disse que as creches seriam uma prioridade. Outro ponto destacado pelo senador foi a vocação da capital para grandes eventos, como o carnaval.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!