Eleições 2024

Veja qual o novo número que o Podemos, de Nely Aquino, vai utilizar nas urnas

Troca acontece após autorização do Tribunal Superior Eleitoral na noite desta terça-feira

Por O TEMPO
Publicado em 06 de março de 2024 | 15:18
 
 
 
normal

O Podemos, partido da deputada federal e ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino, mudou de número.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, na noite desta terça-feira (6), que a legenda a utilize o número “20”, que até então pertencia ao PSC. As duas siglas se juntaram em junho de 2023. Apesar de terem mantido o nome do Podemos, a opção foi abandonar o 19, número antigo do partido.

Ao apresentar o pedido, o Diretório Nacional do Podemos alegou que a mudança se ampara na repercussão da nova identificação do Podemos após a extinção do PSC. A medida foi solicitada após reunião da Convenção Nacional da legenda, que aprovou a alteração estatutária.

O relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, acolheu as justificativas do partido para deferir o pedido. “Tendo em vista que na incorporação todos os acervos de direitos e obrigações do partido incorporado se transferem para o partido incorporante – no caso, do PSC ao Podemos, que o incorpora –, o número 20 utilizado pelo partido incorporado ficou disponível, não havendo óbice à sua utilização pelo Podemos”, afirmou.

A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, comemorou a mudança de número. “Essa exposição irá ajudar a promover o partido, que foi o que mais cresceu em quantidade de filiados, e agora se prepara para se projetar ainda mais nacionalmente em ano eleitoral”, disse.

Em Minas, o PSC elegeu, em 2022, o senador Cleitinho. No entanto, antes de tomar posse no Senado, ele deixou o partido e se filiou ao Republicanos. O mesmo movimento foi realizado pelo deputado federal Euclydes Pettersen, que era presidente do PSC em Minas e atualmente preside o diretório estadual do Republicanos. 

Em 2022 o PSC não atingiu a cota de barreira e ficou com acesso limitado ao fundo partidário e às propaganda gratuita em rádio e televisão. Essa foi a razão para o esvaziamento do partido, até que ele foi absorvido pela estrutura do Podemos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!