ORÇAMENTO

Vereador critica déficit da PBH para 2024: “Câmara não é banco”

Aliado do presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (Sem Partido), o primeiro-secretário da CMBH, Ciro Pereira (PTB), questionou o déficit previsto para 2024

Por O TEMPO
Publicado em 11 de dezembro de 2023 | 10:52
 
 
 
normal

O 1º secretário-geral da Mesa diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Ciro Pereira (PTB), criticou o déficit estimado pela Prefeitura da capital para o orçamento do próximo ano. A peça, que tem um “buraco” de R$ 183,3 milhões na comparação entre 2023 e 2024 vai ser votada hoje na CMBH. A redução de recursos para o ano que vem se dá principalmente em áreas sociais, mas o prefeito Fuad Noman disse que esses cortes estão “fora de questão”

“Que prefeitura é essa do prefeito, conhecido por lidar com finanças, está deixando a cidade no vermelho? O que eu me pergunto, e o cidadão deve se perguntar, é se o prefeito, de fato, tem essa competência para continuar exercendo essa função. [...] Não sei se o prefeito acha que a Câmara Municipal é um banco. Não é”, questionou o vereador em entrevista ao Café com Política, da 91,7 FM. 

A crítica de Ciro vai de encontro à trajetória pública de Fuad Noman (PSD) à frente de pastas ligadas à economia. O atual prefeito da capital foi secretário nas gestões do PSDB no governo de Minas entre os anos de 2003 a 2010, sendo um dos responsáveis por ajudar a consolidar o chamado “Choque de Gestão” tucano, carro-chefe das gestões Aécio Neves e Antônio Anastasia. Fuad também foi secretário de orçamento e finanças da capital com seu ex-companheiro de chapa, Alexandre Kalil (PSD), de 2017 a 2020. 

Ciro Pereira lançou dúvidas, especificamente, sobre dois pontos em relação ao orçamento de 2024: o valor da passagem de ônibus no próximo ano e qual a disponibilidade de recursos para a prefeitura pagar o piso nacional da enfermagem de 2024 em diante. “Essas são algumas das perguntas que a gente faz que o Poder Executivo não está dando essas respostas”, diz Ciro.

A Prefeitura de Belo Horizonte foi procurada e, assim que se manifestar, o material será incluído nesta reportagem.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!