Entrevista

Zema diz que tramitação do RRF está dentro do esperado e fala de investimentos

Governador de Minas Gerais chegou ao Japão, neste sábado (11), depois de passar pela China; ele retorna ao Brasil dia 18

Por Cynthia Castro
Publicado em 11 de novembro de 2023 | 12:38
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) falou com a reportagem de O TEMPO, neste sábado (11), logo depois de desembarcar no Japão. Ele comentou sobre a viagem à Ásia, que busca atrair investimentos para o Estado de Minas Gerais, e também sobre o andamento do processo de aprovação do plano de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

A proposta foi enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelo governo do Estado, no dia 16 de outubro, e os parlamentares têm até 20 de dezembro para aprovar. Neste sábado (11), Romeu Zema afirmou que "a tramitação do RRF está dentro do esperado". Segundo ele, "faz parte da função do parlamento debater, pedir informações e trazer contribuições ao projeto".

Sobre a viagem à China e, agora, ao Japão, o governador também demonstrou otimismo. Até então, já foram fechados R$ 817 milhões em investimentos para o Estado de Minas Gerais. Zema saiu de Pequim, na China, e chegou a Tokyo, no final da manhã (horário de Brasília), fim de noite no Japão. Leia a entrevista a seguir:


Depois de mais de uma semana na China, o senhor saiu de Pequim e chegou a Tokyo neste sábado (11). Como foi a viagem?

Após uma semana de agendas em Pequim, fechamos a missão oficial com um total de R$ 817 milhões de investimentos, que vão gerar ao menos mais 1.275 empregos. Nessa conta, não está contabilizada a Saic Motors, que não estava prevista na nossa agenda. Mas, diante da nossa presença na China, ela buscou uma reunião conosco e confirmaram que sua primeira fábrica na América Latina será em Minas. Entre os destaques de atração de investimentos, estão o mais de meio bilhão de reais que conseguimos junto à empresa chinesa Jing Jing, para avançarmos no descomissionamento de barragens. Saímos neste sábado (11) de Pequim. Contando o deslocamento do hotel até o aeroporto e todos os procedimentos de embarque e desembarque, a viagem durou oito horas.

 

Neste domingo (12), qual será a primeira agenda? Qual a expectativa do senhor para a semana, em termos de acordos e investimentos?

Em função da cultura oriental de não realizar reuniões de trabalho aos domingos, nossa agenda começa na segunda. Teremos reuniões com a Mitsui, Toshiba e outras empresas. Até a próxima sexta-feira (17), teremos reuniões todos os dias com mais de uma empresa, além de sermos recebidos pelo governador da província de Yamanashi. Certamente, traremos novos investimentos.

 

Sobre o Regime de Recuperação Fiscal, quais são os próximos movimentos no sentido de tentar a aprovação da adesão?

Eu retorno a Minas no dia 18, com agendas oficiais já no dia 20. Tenho acompanhado a tramitação do Regime de Recuperação nesse período, inclusive, fui acompanhado em parte da missão pelo presidente da Assembleia, Tadeu Martins, que tem tido uma postura institucional de muito respeito e consideração com os temas que são essenciais para Minas. Todos os dias, tenho conversado com o secretário de Governo, Gustavo Valadares, que me atualiza sobre a tramitação do RRF. Fico muito feliz de ver essa pauta sendo discutida na Assembleia, o que sequer ocorreu na legislatura passada. Também tenho contato diário com o vice-governador, Mateus Simões, que, inclusive, me repassou a conversa que teve nesta última semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, justamente para discutir melhorias na negociação da dívida com os Estados. A tramitação do RRF está dentro do esperado, faz parte da função do parlamento debater, pedir informações e trazer contribuições ao projeto. Nós temos o prazo até o dia 20 de dezembro para a aprovação e estamos trabalhando para conseguir essa aprovação até lá.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!