A foto da mão de um homem de 40 anos, em que é possível ver linhas de colesterol vazando na pele, repercutiu nas redes sociais neste final de semana. O caso aconteceu nos Estados Unidos, após um americano fazer uma dieta carnívora durante 8 meses, e foi reportado pela revista científica Jama (Journal of the American Medical Association), uma das mais renomadas do mundo. A condição que assustou quem viu a imagem se chama Xantelasma e é comum na fase adulta.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Xantelasma é um depósito de gordura e colesterol que ocorre abaixo da superfície da pele, e é mais provável que aconteça ao redor dos olhos e não nas mãos, como é o caso do norte-americano. A doença indica que os níveis de colesterol do sangue estão altos, e a condição não é contagiosa.
Tratamentos
É indicado que as lesões sejam tratadas assim que aparecerem, já que elas podem aumentar a se tornarem ainda mais visíveis. Os médicos dermatologistas estão aptos a fazerem o tratamento, que geralmente são por cirurgia com anestesia local ou com técnicas destrutivas, usando ácidos, laser ou eletrocoagulação. É provável que fiquem cicatrizes e que o acúmulo de gordura volte a aparecer.
O que faz o colesterol aumentar?
O homem que apareceu com a mão marcada por linhas de colesterol informou que fazia uma dieta carnívora, com alimentos gordurosos, como queijos em excesso, manteiga e hambúrgueres diários, durante oito meses. Ele relatou que chegou a emagrecer e a se sentir mais disposto.
Os alimentos que aumentam o colesterol “ruim” (LDL) são os ricos em gordura saturada e trans, como frituras, manteiga e embutidos. O colesterol LDL é necessário para o nosso corpo e importante para a formação de hormônios e vitamina D, mas em excesso ele pode causar problemas de saúde como AVC e infarto.
Veja abaixo os principais alimentos que podem elevar os níveis de colesterol em nosso corpo:
- Frituras: peixe frito, carnes à milanesa, batata frita e salgadinhos fritos;
- Embutidos: salsicha, salaminho, bacon, banha de porco;
- Alimentos industrializados: chocolate, molhos prontos, margarina, refeições do tipo fast food, biscoitos de pacote e sorvetes;
- Proteína animal em excesso: carne de porco, carne bovina, frango e cordeiro;
- Laticínios integrais: leite integral, iogurte integral, queijos amarelos, creme de leite e manteiga.