"Tem que ser um motivo de muita alegria e tem que ser comemorado". Foi assim que Euller, um dos maiores ídolos do América, destacou a recente inauguração de um novo prédio para as categorias de base. A nova sede no CT Lanna Drumond, que homenageia grandes nomes que vestiram a camisa do Coelho, marca mais um passo importante para o futuro do clube.

As obras incluem avanços significativos tanto na infraestrutura de suporte quanto nas áreas voltadas aos profissionais e categorias de base, refletindo o compromisso do clube com a formação de talentos e a qualidade do ambiente esportivo.

O "Filho do Vento" ainda celebrou a importância do desenvolvimento do time. "Para mim, é um motivo de muita alegria, de satisfação e de orgulho poder ver o crescimento do América. A partir do momento em que você tem essa oportunidade de poder inaugurar uma estrutura que vai ajudar cada vez mais para que esse DNA Formador possa crescer, tem que ser um motivo de muita alegria e tem que ser comemorado", disse.

O ex-atacante Alessandro, formado nas categorias de base do América, também esteve presente na abertura do local e falou sobre o sentimento de participar de um momento tão especial. "Eu que fiz parte do DNA Formador do América, foram praticamente seis anos na base, cheguei com 13, 14 anos, e hoje a satisfação é enorme de estar recebendo homenagem", disse.

A foto de Alessandro está estampada dentro das dependências do prédio ao lado de outros ídolos, sendo referência para os novos atletas que serão formados na base do Coelho. Entre os jogadores que atualmente integram o DNA Formador está o próprio filho do ex-atacante. "O Alessandro joga no América desde os 10 anos. Hoje ele encontra-se na categoria sub-15 e está passando pelo mesmo processo que eu passei. É o processo que tem que ser vivido, o aprendizado, é o amor a camisa do América que todo dia eu comento com ele. É um sentimento que não tem como descrever, é como se fosse a segunda pele. Quem sabe ele possa estar fazendo gols no profissional do América", destacou.

Veja as principais melhorias

Entre as principais melhorias estão a reforma do sistema de irrigação, com nova casa de bombas e cobertura do prédio administrativo, além da instalação de iluminação externa para segurança e monitoramento do CT.

Marcus Salum, presidente do América, destacou um dos fatores fundamentais para que o projeto fosse executado. "Depois de um certo tempo, percebemos que nossa base é um fator diferencial na história do América. Confesso que estava me incomodando não poder ter começado o Planeta América e não poder ter um espaço para os meninos da base que esperavam os profissionais (acabarem) para serem atendidos ou fazer trabalho físico", afirma. 

A reestruturação também engloba a criação de novas áreas de convivência, depósitos de manutenção e um sistema de esgoto que separa a água pluvial da rede principal. O América investiu também na criação de platôs para instalação de contêineres de apoio e um novo espaço de acondicionamento de resíduos, promovendo sustentabilidade.

Outra atualização importante foi a aplicação de 1.500 m² de piso intertravado, permitindo uma reorganização das áreas de estacionamento.

Ainda de acordo com Salum, a integração entre os profissionais e o atleta de base será feita de forma mais intensa a partir de agora. "Eu considero esse prédio uma joia. Ele integrou a base do América com o profissional. Nós estamos no mesmo espaço. Tem academia, musculação, espaço de fisiologia. Estamos muito felizes".