O América foi derrotado pelo Santos por 2 a 1 em jogo disputado na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, e desperdiçou a chance de se aproximar do G4. Wendel Silva e JP Chermont marcaram para os donos da casa. Moisés descontou para o Coelho. Com o resultado, a equipe americana segue com 38 pontos, na sétima colocação.
Já o Santos, com o triunfo, manteve a segunda posição e chegou a 46 pontos, e agora está somente a um do líder Novorizontino. Na próxima rodada, o América recebe o Paysandu, quarta, no Independência, enquanto o Santos visita o Botafogo de Ribeirão Preto na quinta.
O jogo
O primeiro tempo da partida foi truncado, com poucas chances claras para as equipes. O América assustou primeiro, aos 18 minutos, após um disparo de Elizari que passou à direita da meta de Gabriel Brazão. No final da primeira etapa, Giuliano levou perigo ao gol americano com duas tentativas de cabeça que não surtiram efeito.
As equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo, mas a equipe da casa acabou sendo mais efetiva. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio de Otero, Wendel Silva abriu o placar aproveitando-se de falha do goleiro Dalberson, que espalmou a bola após cabeçada de Jair. 1 a 0 para o Santos.
Lisca reagiu promovendo duas mudanças na equipe. O treinador do Coelho sacou a dupla de ataque formada por Adyson e Davó para as entradas de Fabinho e Renato Marques. A mexida, no entanto, não funcionou e, aos 25 minutos, o Santos ampliou a vantagem.
Polêmicas do VAR
JP Chermont finalizou da entrada da área para vencer o goleiro Dalberson. O árbitro marcou impedimento do zagueiro Gil, que estava à frente de Dalberson, anulando o gol. Mas, ao ser chamado pelo VAR, voltou atrás e validou o gol, ao observar que Gil não chegou a tocar na bola. 2 a 0 para o Peixe.
A decisão foi alvo de reclamação e protestos da equipe americana, principalmente do técnico Lisca, que não se conformou com a mudança de posição do árbitro Arthur Rabelo. O América só conseguiu diminuir o placar nos acréscimos, aos 48 minutos, com Moisés, que contou com desvio na zaga adversária para vencer o arqueiro santista, após chute da entrada da área. O placar final ficou em 2 a 1 para o Santos.
No último lance, o América reclamou pênalti após suposto toque de mão na área. O árbitro foi chamado ao VAR novamente para conferir o lance, mas não assinalou a penalidade máxima e encerrou a partida. Revoltado, o técnico Lisca invadiu o campo e partiu para cima da equipe de arbitragem, mas foi contido pelo policiamento e por alguns de seus auxiliares.