Mesmo tendo 74% do tempo com a posse de bola a seu favor e criando boas oportunidades, o América perdeu para o Remo por 2 a 0 neste domingo (13 de abril), no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará. Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante Pedro Rocha, que já vestiu a camisa do Cruzeiro em 2019. 

Com a derrota, o Alviverde fica na 11ª posição, com três pontos. Já o Remo, após o triunfo, subiu para a quarta colocação. O próximo compromisso do América será na quinta-feira (17 de abril), diante do Amazonas, no Independência, às 21h30. Já o Remo encara o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, também na quinta (17), às 20h.

Primeiro tempo: Remo leva perigo explorando os contra-ataques 

Com a presença de 23 mil torcedores no Mangueirão, a partida começou com ímpeto ofensivo da equipe paraense que, durante a primeira etapa, buscou explorar os contra-ataques. Logo no primeiro minuto, o lateral-esquerdo Alan Rodríguez fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área, mas a bola passou por todo mundo e ninguém completou. 

Já o primeiro lance de perigo do América ocorreu aos oito minutos, em falta sofrida por Cauan Barros próximo a meta do Remo. Figueiredo bateu e o goleiro Marcelo Rangel fez boa defesa.

Mas logo após a boa oportunidade da equipe mineira, em um vacilo da defesa americana, o Leão do Pará executou a estratégia abriu o placar. Em um contra-ataque rápido puxado por Marcelinho, que fez tabela com Janderson e chegou ao fundo, o lateral-direito do Remo cruzou na área e o ex-Cruzeiro Pedro Rocha subiu no segundo andar para testar e abrir o placar no Mangueirão.

O Coelho, tentando se recuperar do revés, enfrentou dificuldades para criar chances, muito por conta da marcação imposta pela equipe de Daniel Paulista e da própria falta de criatividade. Porém, aos 23, em boa jogada pelo lado direito, Figueiredo escorou para Willian Bigode finalizar e obrigar o goleiro do Remo a fazer mais uma boa defesa.

A última chance da primeira etapa foi do Leão. Em mais um contra-golpe pelo lado direito, Janderson recebeu de Marcelinho, mandou na área, Pedro Rocha ganhou da defesa e, de peixinho, mandou para fora.

Segundo tempo: Leão marca no início e dificulta para o Coelho

Mal começou a segunda etapa e o América sofreu um duro golpe. Em mais uma boa jogada pela ponta-direita, o volante Luan Martins, que entrou no lugar de Giovanni Pavani, achou Janderson na grande área, que cruzou para Pedro Rocha escorar para as redes e ampliar o placar para a equipe azulina.

Com a diferença de dois gols no placar, o treinador William Batista sacou Miqueias e Yago Santos e colocou Elizari e Miguelito, buscando potencializar o ataque americano. 

E em mais um capítulo do embate entre Bigode e Marcelo Rangel, o arqueiro do Remo levou a melhor. Na boa investida de Mariano pela direita, o atacante do Alviverde cabeceou e Rangel mandou para escanteio.

Nos últimos 25 minutos do confronto, o América tentou pressionar, mas o sistema defensivo do time paraense, com muita consistência, impediu o avanço do time mineiro. Os azulinos ainda tiveram outra boa chance aos 36. Adailton invadiu a área, ganhou da marcação, chutou forte e parou na boa defesa do goleiro Matheus Mendes.

REMO X AMÉRICA

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

Local: Estádio Mangueirão, Belém do Pará

Data: 13 de abril de 2025

Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)

Remo: Marcelo Rangel; Marcelinho (Dodô), William Klaus, Reynaldo e Alan Rodríguez; Giovanni Pavanni (Luan Freitas), Caio Vínicius e Pedro Castro (Daniel Cabral); Janderson (Kadu Santos), Pedro Rocha (Adailton) e Felipe Vizeu. Técnico: Daniel Paulista

América: Matheus Mendes; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Yago Santos (Miguelito), Cauan Barros e Miqueias (Elizari); Fabinho (Stênio), Figueiredo (Benítez) e Willian Bigode (David Lopes). Técnico: William Batista

Gols: Pedro Rocha, aos 12 do primeiro tempo e aos 2' do segundo tempo (R)
Cartões amarelos: Miqueias (A), Giovanni Pavani (R), Felipe Vizeu (R), Luan Martins (R)

Público e renda: 23.165 pessoas e R$ 593.785,00