O América perdeu o terceiro jogo seguido neste domingo (20/7), após levar a pior para a Chapecoense, por 1 a 0, em partida válida pela 17ª rodada da série B do Brasileirão. 

Com apenas 4 minutos de bola rolando, Ítalo abriu o placar para a Chapecoense. Num primeiro momento Matheus Mendes defendeu um chute de Maílton  mas o atacante da Chape aproveitou a sobra e balançou as redes.

Aos 17 minutos, quase que a equipe catarinense marcou novamente. O arqueiro americano fez uma grande defesa após um chute perigoso de Giovanni Augusto. Pouco tempo depois Walter Clar chegou a fazer o segundo, mas estava impedido e o gol foi anulado.

Na reta final do primeiro tempo, o América algumas finalizações e quase empatou num belo chute de David Lopes que bateu no travessão. Nos minutos finais, Léo Vieira salvou a Chape ao defender um chute de Miquéias. 

No segundo tempo, o Coelho voltou com duas modificações. David Lopes saiu e deu lugar a Fer Elizari, enquanto Miquéias foi substituído por Felipe Amaral. Já pelo lado da Chapecoense, Jiménez saiu e entrou Pedro Martins. O time mineiro iniciou a etapa final pressionando mais, mas boa parte das finalizações foram ineficientes.  Com o time pouco inspirado, Enderson Moreira acabou mudando a equipe novamente e colocou o centroavante Héber no lugar de Arthur. Outra mudança foi a entrada de Stênio no lugar de Facundo Labandeira, que teve uma estreia apagada.

O jogo continuou com boas chances para ambos os times, mas sem gols. 

Homenagem

O América fez uma homenagem ao ex-goleiro Flávio Pantera, que morreu no último domingo (13), de complicações de um câncer de próstata. O goleiro titular Matheus Mendes e o reserva Jori usaram um uniforme com o nome de Flávio que defendeu o gol americano de 2008 a 2011. Antes do início da partida, os goleiros posaram para uma foto com a camisa histórica usada pelo homenageado.

 

Próximos jogos

O próximo desafio do América na Série B é o Cuiabá na Arena Pantanal, na quarta-feira (23/7), às 21h30. Já a Chapecoense enfrenta o Volta Redonda na Arena Condá, em Chapecó, também na quarta (23).

FICHA TÉCNICA:

América X Chapecoense

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

Data e horário: domingo, 20 de julho de 2025, às 18h30 (de Brasília)

Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

América

Matheus Mendes; Júlio César, Ricardo Silva (Mariano), Lucão e Marlon; Cauan Barros, Miquéias (Felipe Amaral) e Facundo; Miguelito (Stênio), Arthur (Héber) e David Lopes (Fer Elizari)

Técnico: Enderson Moreira

Chapecoense

Léo Vieira; Victor Caetano, Bruno Leonardo (Bressan), Eduardo Doma, Mailton, Walter Clar; Jiménez (Pedro Martins), Rafael Carvalheira, Giovanni Augusto; Italo e Neto Pessoa (Perotti.)

Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Gols: Ítalo (CHA), aos 4 minutos do 1º tempo;

Cartões amarelos: 

Arbitragem: Fernando Nascimento Filho (PA)

Auxiliares: Márcio Correia Dias (PA) e Acácio Menezes Leão (PA)

VAR: Hieger Túlio Cardoso