O desempenho do América desde a 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro até o fechamento do primeiro turno é uma boa explicação para a situação atual do time no torneio. Com apenas 21 pontos, só um acima do Z4, e em 15º lugar na tabela, o time americano tem um aproveitamento baixo nos últimos 15 jogos que disputou na Série B. Foi exatamente nessa sequência de jogos que o Coelho se afastou do G4 e encurtou a distância para a zona da degola. 

Nas últimas 15 partidas que disputou no torneio, o América perdeu nove, empatou três e venceu apenas três. Ou seja, dos 45 pontos disputados neste período, o Coelho conseguiu apenas 12. Isto corresponde a 26,6% de aproveitamento.  

O desempenho defensivo da equipe nestes jogos também preocupa. Nas 15 partidas desde a 5ª rodada, o Coelho foi vazado 23 vezes, média superior a um gol por jogo. O ataque americano balançou as redes 15 vezes, média de exatamente um gol por jogo. O saldo de gols é de –8.  

Nos últimos cinco jogos, o América alcançou sua pior sequência de resultados na temporada. Foram quatro derrotas seguidas, além do empate diante do Athletico-PR, no último domingo (27). A última vitória do time na Série B foi mais de um mês atrás, no dia 26 de junho. Na ocasião, o time de Enderson Moreira bateu o CRB de virada, por 2 a 1, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

No próximo sábado (2 de agosto), o Coelho terá mais uma chance de retomar o caminho das vitórias e iniciar uma reação na Série B. Às 18h30, os comandados de Enderson Moreira vão ao gramado da Arena Nicnet, em Ribeirão Preto, para enfrentar o Botafogo-SP.