O América oficializou nesta terça-feira (12/8) a contratação do técnico Alberto Valentim para a vaga de Enderson Moreira, demitido no dia 3 de agosto após a derrota para o Botafogo-SP por 2 a 1, no interior de São Paulo. Valentim assinou contrato com o clube mineiro até novembro de 2025. 

Além de Valentim, integram a comissão técnica americana o auxiliar Douglas Gonzaga Leite e o preparador físico Diogo Evaristo, que retorna à comissão técnica permanente do América para esta temporada. 

Valentim rescindiu o vínculo com a Ponte Preta nesta segunda-feira (11/8) para acertar com o Coelho. Ele comandou a Macaca em 29 jogos, conquistou 14 vitórias, sete empates e perdeu oito vezes, somando o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.

O fato da equipe mineira estar na Série B, uma divisão acima em comparação ao time campineiro, contribuiu para a escolha do treinador. A situação complicada vivida pela Ponte nos bastidores, com um momento financeiro delicado e com salários atrasados, também pesou na decisão.

Natural de Oliveira, na região Oeste de Minas, Valentim, de 50 anos, coleciona passagens para vários clubes do futebol brasileiro: Palmeiras, Bragantino, Botafogo, Vasco, Avaí, Cuiabá, Athletico-PR, CSA, Atlético Goianiense e Ituano, além do Pyramids FC, do Egito.

O último trabalho de maior destaque na carreira do treinador foi no Furacão, quando conquistou a Copa Sul-Americana na temporada de 2021. Ao todo, o treinador comandou a equipe paranaense em 28 partidas, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas - aproveitamento de 38%.

Alberto terá a missão de resgatar o futebol americano, que caiu bastante e colocou o time na 17ª colocação da competição, com 21 pontos, na zona de rebaixamento. O próximo desafio do Coelho é contra o Amazonas, lanterna, com 20 pontos, adversário direto na briga contra a degola.