O América respira um pouco mais aliviado e ganha uma motivação extra após o encerramento da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que trouxe uma combinação de resultados favoráveis para time que luta contra a degola. 

Após arrancar o empate diante do Amazonas (2 a 2), em Manaus, o time mineiro subiu da 17ª posição para 16ª, com 22 pontos e deixou a zona de rebaixamento, mas só conseguiu se manter porque o adversários tropeçaram na rodada. 

O Paysandu, Botafogo-SP e Volta Redonda, times que estão na zona de rebaixamento, não venceram. O primeiro perdeu para a Chapecoense (1 a 0), enquanto o segundo empatou com o Remo (1 a 1) e o terceiro perdeu para o CRB (1 a 0).

Com os resultados, Paysandu seguiu na 19ª colocação, com 21 pontos, enquanto o time de Ribeirão Preto estacionou no 18º lugar, com 22 pontos, mesma pontuação de Volta Redonda, que fica na 17ª posição devido aos critérios de desempate, melhor saldo de gols.

Fora da zona da degola, o América terá um pouco mais de tranquilidade para a semana de trabalho contra o Goiás, adversário que promete ser duro, até porque está bem à frente na tabela de classificação. O Esmeraldino é o vice-líder da Série B, com 41 pontos.  

Até a partida contra os goianos, marcada para sábado (23/8), às 18h, na Serrinha, o técnico Alberto Valentim terá ao todo cinco sessões de treino para preparar o time. O período será importante para o treinador, que chegou na semana passada, no dia 12 de agosto, implantar parte de suas ideias de jogo.