Em busca da reação na Série B, o América arrancou um empate heroico com o Amazonas nesta sexta-feira (15), em Manaus, pela 22ª rodada. Após o adversário abrir 2 a 0, o Coelho cresceu de produção com as mudanças promovidas pelo estreante técnico Alberto Valentim e deixou tudo igual no placar.

Com o resultado, o Coelho foi para 22 pontos e deixou, ao menos momentaneamente, a zona da degola, ocupando agora a 16ª colocação. Já o Amazonas, com 21, segue na lanterna.

Em seu primeiro jogo a frente do América, Valentim apostou em duas estreias: a do prata da casa Cássio no gol, na vaga de Matheus Mendes, que está de saída do clube, e do lateral Maguinho, recém-contratado.

E mesmo com o América atuando no esquema com três zagueiros, o Amazonas começou tentando pressionar, chegando duas vezes com perigo antes mesmo dos 5 minutos, em chute cruzado de Luan Silva e finalização de Kevin Ramírez.

O Coelho tentava arriscar chutes de fora, com Miguelito e Figueiredo, principalmente, mas sem perigo. Estreante da noite, o goleiro Cássio mostrava segurança, mas acabou sendo o personagem do lance crucial da primeira etapa. 

Após Tavares cobrar falta na área, Castrillón desviou de cabeça, Cássio tentou se antecipar a Henrique Almeida, e acabou se chocando com o ex-jogador do Coelho. A arbitragem marcou pênalti. Após muita reclamação e demora para checagem do VAR, Kevin Ramírez bateu bem, deslocando o goleiro americano.

O América ainda teria uma chance real aos 46, com Willian Bigode batendo cruzado, para grande defesa de João Lopes.

CENÁRIO DIFERENTE

Na volta do intervalo, Valentim mudou a formação tática da equipe, colocando o meia Titi Ortiz no lugar do zagueiro Júlio César. E a primeira impressão foi até positiva.

O Coelho teve duas grandes chances antes dos dez minutos. Na primeira, Figueiredo recebeu na frente e chutou forte, mas João Lopes espalmou. Na segunda, Figueiredo iniciou a jogada, a bola ficou 'trançando' na área até Kauã Diniz chutou, mas para fora.

No minuto seguinte, veio o castigo: Rafael Tavares bateu de fora, a bola desvia na zaga, tirando Cássio completamente do lance: 2 a 0.

Valentim não perdeu tempo e promoveu mudanças, colocando os jovens Arthur Sousa, Yago Souza e Stênio nas vagas de William Bigode, Kauã Diniz e Miguelito. E o time cresceu de produção e foi premiado com dois grandes lances de Maguinho. Que quase pareciam replays.

Aos 31 minutos, o lateral invadiu a área e foi derrubado por Fabiano. Pênalti que Figueiredo bateu no canto esquerdo para diminuir o placar.

O Coelho seguiu pressionando e conseguiu o que parecia impossível: no último minuto dos acréscimos definidos pela arbitragem, novamente Maguinho foi parado com falta por Fabiano dentro da área. Figueiredo bateu novamente e voltou a balançar as redes, decretando o empate.



FICHA TÉCNICA

AMAZONAS 2x2 AMÉRICA

Motivo: 22ª rodada da Série B do Brasileiro 2025

📍 Local: Carlos Zamith, em Manaus

📅 Data: 15 de agosto de 2025

⚖️ Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
VAR: Antônio Magno Lima Cordeiro (CE)

AMAZONAS
João Lopes; Castrillón (Akapo), Alvariño, Diego Borges e Fabiano; Guilherme Xavier (Digão), Erick Varão e Rafael Tavares (Zabala); Kevin Ramírez (Aldair Rodríguez), Henrique Almeida (PH) e Luan Silva. Técnico: Márcio Zanardi

AMÉRICA
Cássio; Ricardo Silva, Lucão e Júlio César; Maguinho, Miquéias (Elizari), Kauã Diniz (Yago Souza), Miguelito (Stênio) e Paulinho; Figueiredo e Willian Bigode (Arthur Sousa). Técnico: Alberto Valentim

Gols: Erick Ramires e Rafael Tavares (AMA); Figueiredo (2) (AME)

Cartões amarelos: Cássio, Figueiredo, Kauã Diniz, Arthur Sousa e Lucão (AME), Kevin Ramírez, Erick Varão, Guilherme Xavier e Márcio Zanardi (AMA)

Público e renda: Não disponíveis