O zagueiro Ricardo Silva, de 29 anos, foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como jogador do América. Uma hora depois o time mineiro anunciou a contração do atleta, que assinou em definitivo com o Coelho até desembro de 2023. Ricardo foi titular do alviverde na campanha histórica do Campeonato Brasileiro de 2021, quando o clube garantiu a inédita vaga para a Copa Libertadores depois de terminar o torneio na 8ª posição.
No final da temporada passada, o defensor se transferiu para o FC Seoul, da Coreia do Sul, mas acabou rescindindo o contrato depois de apenas um jogo realizado. O interesse por voltar a defender o Coelho partiu do próprio jogador e o América viu com bons olhos o retorno do atleta. Está será a quarta passagem do zagueiro pelo CT Lanna Drumond.
No atual elenco do alviverde, Ricardo Silva terá concorrência do argentino Germán Conti, Iago Maidana, Éder e Luan Patrick. O lateral-esquerdo Danilo Avelar, que também atua como zagueiro, já foi utilizado como zagueiro pelo técnico Vagner Mancini.
Os rumores sobre a volta do zagueiro começaram no dia 4 de junho, quando o América venceu o Cuiabá, por 2 a 1, no Independência. Ricardo Silva acompanhou o triunfo americano e foi até aos vestiários para rever os antigos companheiros. A presença do defensor foi revelada em um stories do instagram feito pelo presidente Alencar da Silveira Jr.