Desclassificado na fase de grupos da Copa Libertadores faltando uma rodada, o América, que iniciou a competição ainda na fase preliminar, está entre os times mais penalizados pelos árbitros nas partidas. De todos os classificados para esta temporada, o Coelho é o segundo que mais cometeu faltas (123) e o quarto com mais cartões amarelos (25).
O clube com mais faltas nos jogos da competição sul-americana é o Olimpia, do Paraguai, que disputou as três eliminatórias da fase pré, com 170, seguido pelo Estudiantes, com 124, uma a mais que o Coelho – time argentino tem o mesmo número de jogos que os alviverdes (9).
Com relação aos cartões, essas duas equipes novamente aparecem em primeiro, com 39 e 30, respectivamente. O The Strongest, da Bolívia, também com nove partidas na Libertadores, tem 26 amarelos, um a mais que o Coelho.
No torneio, as punições com cartões geram multas por parte da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Na fase preliminar e de grupos, cada um equivale a U$ 400. Isso significa que o América já teve que pagar um total de U$ 10 mil, ou aproximadamente R$ 48 mil.
Na competição, a média de faltas cometidas pelos times é de 71, enquanto de amarelos está na casa dos 25.
O próximo compromisso do Coelho é nesta quarta-feira (25), às 21h (de Brasília), contra o Independiente del Valle, fora de casa. O clube ainda tem chance de garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, ao terminar em 3º, mas, para isso, precisa vencer a partida por dois ou mais gols de diferença.