Mesmo atuando com 10 jogadores em campo desde os 10 minutos do primeiro tempo, o América conseguiu segurar um empate sem gols com o Fluminense, na noite desta quarta-feira (15), no Independência. Partida foi válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.

A expulsão foi do meia Alê, que, logo no início, deu uma cotovelada no zagueiro Nino em uma disputa aérea. Mesmo assim, o Coelho conseguiu jogar de igual para igual, contra um time que tinha o mesmo número de pontos na tabela de classificação. Atuando em casa, tomou pressão grande parte do tempo, mas também levou perigo em lances de contra-ataque.

Vindo de duas derrotas, para o Ceará e para o São Paulo, o América completa sua terceira partida sem vencer e fica na 12ª posição, com 15 pontos, os mesmos que o Fluminense, que estaciona na 10ª posição, com um saldo de gols melhor.

O próximo compromisso do clube de Belo Horizonte é contra o lanterna Fortaleza, fora de casa, no domingo (19), às 18h. Já o time do Rio de Janeiro pega o Avaí em casa nesse mesmo dia, às 19h.

O jogo

O confronto entre mineiros e cariocas não começou dos melhores para os amantes do futebol. Nos primeiros minutos, as equipes se estudavam, tendo o América com uma maior posse de bola, mas isso logo mudou – antes dos 10 minutos, o meia Alê deu uma cotovelada no rosto do zagueiro Nino. O árbitro Anderson Daronco foi ao VAR e expulsou o jogador do Coelho.

Depois disso, o tricolor passou a controlar o jogo e a pressionar o time mandante. Sem um meia, o América se viu um pouco acuado, tendo que se defender mais. Mesmo na frente, o Fluminense não conseguia levar tanto perigo ao gol de Jailson; enquanto isso, os alviverdes apostavam em alguns lances de contra-ataques, principalmente com o atacante Aloísio, que, inclusive, perdeu uma grande chance depois dos 30.

O segundo tempo começou mais movimentado, principalmente pelas alterações do Fluminense, que ficou mais ofensivo. Pelo lado do América, Everaldo cedeu lugar a Carlos Alberto após torção no pé. Com isso, a partida ficou mais "aberta" também, com jogadas de gol lá e cá.

Enquanto de um lado o jovem da base dava trabalho para o goleiro Fábio, Cano, Luiz Henrique e John Kennedy, que entrou na segunda etapa, faziam Jailson trabalhar. O Fluminense apostava nas jogadas mais pensadas, principalmente de infiltração, enquanto o América procurava mais o ataque em velocidade.

Aos 31 minutos, foi o Coelho que teve o lance mais emocionante: Pedrinho, em contra-ataque, acertou o pé da trave. Mas era o Fluminense que mais criava e passava perto de abrir o placar. Mais fechado ainda, o América conseguiu se defender bem e manter o placar em 0 a 0.

FICHA TÉCNICA

O quê: América x Fluminense

Quando: quarta-feira, 15 de junho de 2022 às 21h30 (de Brasília)

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG

América: Jailson; Raúl Cáceres (Patric), Germán Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Everaldo (Carlos Alberto) e Aloísio (Pedrinho). Técnico: Vagner Mancini

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino (Nathan), Manoel e Caio Paulista; Wellington (Nonato), Yago Felipe (John Kennedy) e Ganso; Luiz Henrique, Matheus Martins (Alexandre Jesus) e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz

Arbitragem: Anderson Daronco (RS); Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS); VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartões amarelos: Marlon, Everaldo e Carlos Alberto (AME); Nonato (FLU)

Cartão vermelho: Alê (AME)

Público: 2.599

Renda: R$ 68.196,00