O América perdeu para o Del Valle na última rodada da fase de grupos Copa Libertadores, não se classificou para a Sul-Americana e agora detém a pior campanha de um brasileiro na fase de grupos. Com apenas dois pontos conquistados no Grupo D, que também tinha o Atlético, Independiente del Valle-EQU e Tolima-Col, o Coelho amargou a lanterna da competição, não venceu nenhum jogo na fase de grupos e teve um aproveitamento de 11,11%
Entre os brasileiros, o América acabou ficando com a pior campanha por causa do saldo de gols, -7. O Bangu, em 1986, e o Vasco, em 1985, também conquistaram os mesmo dois pontos que o time mineiro, mas com o saldo de gols de melhor, -6 e -5, respectivamente. Na fase de grupos, o América sofreu quatro derrotas e empatou dois jogos.
No entanto, no retrospecto geral, já que o Coelho disputou a pré-Libertadores, foram 10 jogos, sendo cinco derrotas, quatro empates e uma vitória. A única vez que o América venceu, em sua primeira participação na competição continental, foi na primeira fase, quando superou o Guaraní, do Paraguai, por 3 a 2.
Levando em conta o aproveitamento de todos os times da Libertadores nesta temporada, o América teve a terceira pior campanha, perdendo apenas para o Independiente Petrolero, da Bolívia, do Grupo A, com um ponto conquistado e saldo de gols de -23, e Alianza Lima, do Peru, do Grupo F, também com um ponto e saldo de -12.