Quem assistiu ao primeiro tempo do jogo entre Guaraní-PAR e América, nessa quarta-feira (2), provavelmente pensou que a jornada do Coelho, em sua primeira participação na Copa Libertadores, terminaria ali. No entanto, o time alviverde reagiu após estar perdendo por 2 a 0, virou o placar e se classificou à terceira fase do torneio nos pênaltis. Além de manter o sonho de seguir na principal competição continental, o triunfo no Defensores del Chaco já assegurou aos mineiros, na pior das hipóteses, participação na fase de grupos da Copa Sul-Americana deste ano.
Contudo, o Coelho quer mais e o próximo desafio será diante do Barcelona de Guayaquil, que avançou após passar pelo Universitario-PER. Em caso de classificação, o América estará na fase de grupos, quando a Libertadores “começa” para valer. Para o presidente do clube, Alencar da Silveira Júnior, estar garantido na Sul-Americana é muito bom, mas o América pode mais.
“O América sonhou chegar aonde chegou, daqui pra frente ninguém segura mais. Queremos a fase de grupos da Libertadores, mas também já estamos garantidos em uma competição internacional (Sul-Americana). Ninguém segura esse América!”, declarou.
Debutando na Libertadores, o Alviverde eliminou o Guaraní, veterano na competição, essa foi a décima nona vez que o time paraguaio disputou o torneio. Agora o Coelho tem pela frente o Barcelona de Guayaquil. O time do Equador avançou para a terceira fase depois de vencer os dois jogos contra o Universitario, do Peru. E pelo regulamento da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), as quatro equipes vencedoras dessa terceira fase se classificam para a fase de grupos, já os times eliminados seguem para a fase de grupos da Copa Sul-Americana, outra competição que o América nunca disputou.
Ou seja, na pior das hipóteses, se o Coelho não conseguir passar pela equipe equatoriana, semifinalista na última temporada do torneio, ainda assim terá pela frente um calendário internacional, disputando pelo menos mais seis partidas na Sul-Americana.
No entanto, esse time ‘valente’ do América vem a cada dia buscando reconhecimento no cenário internacional, e promete dar trabalho para o adversário. O primeiro jogo entre as duas equipes será na próxima semana, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O jogo de volta está marcado para o estádio Monumental Banco Pichincha, em Guayaquil, no Equador. A Conmebol ainda não confirmou as datas, mas reservou os jogos de ida para os dias 8, 9 e 10, e a partida de volta para os dias 15, 16 e 17.