Eliminado da Copa Libertadores com uma rodada de antecedência, o América ainda tem chances de terminar a fase de grupos na terceira posição e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. Para isso, nesta quarta-feira (25), a equipe mineira precisa vencer o Independiente del Valle por dois gols de diferença para superar o time equatoriano no saldo de gols. O jogo decisivo está marcado para às 21h (de Brasília), no estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, na região metropolitana de Quito, no Equador.

Na tabela de classificação do Grupo D, o América ocupa a quarta posição, com dois pontos. Em terceiro lugar, com cinco pontos conquistados, está o Del Valle, que leva vantagem no saldo de gols (-1,-4). A última rodada terá todos os jogos no mesmo horário, enquanto o Coelho encara os equatorianos no estádio Banco Guayaquil, o Atlético recebe o Tolima, da Colômbia, no Mineirão. 

Apenas a vitória interessa para o América e precisa ser por dois gols de diferença, sendo assim, o saldo do Coelho passará a ser -2 e o do Del Valle -3, favorecendo o time mineiro, que poderá chegar às oitavas da Sul-Americana. Como a equipe do técnico Renato Paiva ainda tem chances de terminar na segunda posição e ir para a próxima fase da Libertadores, o alviverde não terá vida fácil.

Ainda sofrendo com a perda de vários jogadores por lesões, Mancini, pelo menos, tem a volta do meia Alê, que entrou no segundo tempo do jogo contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Iago Maidana, que não atuou diante do Botafogo porque estava suspenso, volta ao time principal no torneio continental.

Independiente del Valle

Para continuar na Libertadores, o Del Valle precisa vencer o América e torcer para que o Atlético derrote o Tolima, com essa combinação de resultados o time equatoriano chegará a mesma pontuação dos colombianos (8), podendo chegar a segunda colocação levando vantagem no saldo de gols.

Atualmente, o saldo do Del Valle é -1, já o do Tolima é 0, portanto, uma vitória simples dos equatorianos e do Galo fará o time de Renato Paiva assumir a segunda posição do Grupo D e avançar para as oitavas de final da Libertadores.

Junior Sornoza é artilheiro da equipe na competição, com quatro gols, sendo um marcado diante do América, no estádio Independência. O meia é o principal jogador do time, que também tem Billy Arce e Jonatan Bauman formando um ataque perigoso.

Prováveis escalações:

Independiente del Valle: Moisés Ramírez; Joel Ordóñez, Richard Schunke e Luiz Segovia; Willian Vargas, Jhoanner Chávez; Fernando Gaibor e Cristian Pellerano; Billy Arce, Junior Sornoza e Jonatan Bauman. Técnico: Renato Paiva.

América: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Alê e Gustavinho (Rodriguinho); Felipe Azevedo, Henrique Almeida e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini.