Com uma postura diferente do que vinha apresentando desde que o técnico Adilson Batista assumiu o comando da equipe, o América não foi páreo para o Bahia e acabou perdendo, na noite destesábado (11), por 1 a 0, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na Fonte Nova, em Salvador.
De quebra, essa foi a primeira derrota do Coelho, desde que novo treinador chegou. O gol que deu a vitória aos baianos foi marcado pelo atacante Gilberto, aos nove minutos do segundo tempo, aproveitando rebote do goleiro João Ricardo, que não segurou a cabeçada do zagueiro Tiago.
Relembrando os tempos de 'professor pardal', apelido que ele mesmo se deu quando comandava o Cruzeiro, Adilson Batista surpreendeu a todos ao escalar sua equipe com três zagueiros.
Atuando com o esquema 3-6-1, quando tinha a posse de bola, e 5-4-1, sem ela, o Coelho iniciou a partida com uma postura um pouco mais defensiva do que vinha apresentando. Além disso, com apenas um atacante em campo, a equipe criou poucas oportunidades de gol durante todo o primeiro tempo. Em compensação, com tantos jogadores no meio-campo, também dificultou bastante a criação do Bahia, que pouco fez.
Porém, na volta do intervalo, Adilson resolveu abrir um pouco sua equipe ao substituir o volante Wesley pelo atacante Judivan. Mas a escolha não deu certo e rapidamente o Bahia cresceu na partida. Tanto que abriu o placar logo aos nove minutos do segundo tempo, quando Tiago subiu mais que a defesa e desviou de cabeça, João Ricardo não conseguiu segurar e Gilberto aproveitou.
A partir daí, o treinador americano abandonou seu plano de jogo focado no setor defensivo. Mas de nada adiantou. Com a vantagem no placar, o Bahia soube trabalhar a posse de bola para não correr riscos, garantindo assim os três pontos.
Na próxima rodada, que fecha o primeiro turno do Brasileirão, o América recebe, no Independência, o Fluminense, no próximo domingo. Enquanto o Bahia também jogará em Belo Horizonte contra o Cruzeiro, no domingo, só que no Mineirão.