O América não vive um bom momento na atual temporada e depois da derrota para o Flamengo, por 3 a 0, a equipe mineira entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Há cinco jogos sem vencer, o Coelho apresenta um desempenho de apenas 25,92% nas últimas 10 partidas.
A vitória mais recente do América foi contra o Cuiabá (2x1), no dia 4 de junho, pelo Brasileirão. Este foi o único triunfo dos mineiros nos últimos 10 jogos. O Coelho também empatou com o Tolima, da Colômbia, pela Copa Libertadores, Botafogo, Corinthians e Fluminense, pela Série A.
Cinco derrotas também ajudaram a baixar ainda mais o aproveitamento da equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini. Independiente del Valle, do Equador, pela competição continental, Ceará, São Paulo, Fortaleza e Flamengo, pelo Brasileiro, foram os times que superaram o Coelho nas últimas semanas.
Nesta quinta (30) o alviverde volta a campo pela Copa do Brasil. O adversário será o Botafogo, às 19h, na Arena Independência, jogo de ida das oitavas de final do torneio. Mancini já afirmou que algo precisa ser feito para que a equipe retome o caminho das vitórias.
“Alguma coisa temos que fazer. Temos tentado de todas as maneiras nesses últimos jogos algum tipo de alteração que faça com que o time retome a segurança, o conforto entre o atacar e o defender. Possivelmente vamos ter uma alteração de peças (...) eu preciso revigorar a equipe, fazer com que eles sejam mais competitivos para não oscilar tanto e voltar a vencer”, explicou.
Por ter disputado a Libertadores, o América ingressou na terceira fase da Copa do Brasil. Venceu os dois jogos contra o CSA, 3 a 0 no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de ida, e 2 a 0 no duelo de volta, no Independência.