Nesta temporada o América vem tendo dificuldades para marcar gols. Em 2022, foram apenas 48 gols em 48 jogos, sendo um gol por partida. O atacante Felipe Azevedo é o artilheiro da equipe, com seis gols anotados e uma assistência em 41 jogos. Porém, Wellington Paulista é o mais efetivo. O camisa 9, em 17 partidas, 24 a menos que Azevedo, balançou as redes quatro vezes e deu uma assistência.
Contratado para ser a referência no ataque americano, Wellington Paulista sofreu três lesões no ano, o que tirou o atleta de campo durante um bom tempo. A primeira lesão foi após a pré-Libertadores, deixando o centroavante fora da fase de grupos. Quando retornou ao time, no jogo contra o Athletico-PR, pela Série A, voltou a se machucar ficando mais um longo período no departamento médico.
A terceira lesão ocorreu durante o duelo contra o Goiás, pela 15ª rodada Campeonato Brasileiro, retornando apenas diante do Avaí, no último domingo. Resta ao torcedor americano contar com a sorte para que WP9 não volte a se machucar e tenha uma sequência de jogos. Mesmo quando não faz o seu gol ou dá o passe decisivo, Wellington ajuda muito a equipe levando a marcação junto.
Um exemplo disso, diante do Leão da Ilha, três jogadores do Avaí acompanharam Paulista, deixando Everaldo livre para marcar o gol da virada. Everaldo, melhor em campo na vitória sobre a equipe catarinense, pela 20ª rodada, também é muito participativo durante as partidas. O atacante tem três tentos e três assistências em 26 jogos, participando de seis gols.
Pedrinho também possui seis participações, balançou as redes em cinco oportunidades, e deu um passe para gol. O atacante Henrique Almeida, o zagueiro Iago Maidana e o meia Alê possuem quatro gols cada. Na sequência vem Índio Ramírez, com dois, Danilo Avelar, Germán Conti, Gustavo Marques, Patric, Raúl Cáceres, Marlon, Rodriguinho, Gustavinho, Matheusinho e Carlos Alberto, todos com um tento anotado.
Vale destacar que o lateral-direito Patric é o líder em assistências do time, ele deixou seus companheiros na cara do gol em quatro oportunidades. Juninho e Paulinho Bóia, que já deixou o Coelho, tem três assistências, assim como Everaldo.
Neste momento, Vagner Mancini não pode contar com o atacante Aloísio, que veio para ajudar a equipe na ausência de Wellington Paulista, o zagueiro Germán Conti e o meia Alê, que estão lesionados. Depois de começar o segundo turno do Brasileirão com o pé direito, os jogadores do América terão uma nova oportunidade para se tornarem ‘o cara’ do time.