As datas dos jogos da final da Copa do Brasil entre Atlético e Flamengo, 3 e 10 de novembro, são as mesmas em que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em todo o Brasil. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) solicitou a mudança nas datas. Mas, até o momento, o que há é um silêncio em relação ao assunto.
Conforme o Consed, a coincidência das datas pode dificultar o acesso dos estudantes aos locais de prova e prejudicar o desempenho deles nos exames. "Como os portões dos locais de aplicação do Enem serão abertos às 12h, com término das provas previsto para 19h e 18h30, nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, o Consed solicita que sejam avaliadas alternativas para evitar prejuízos, como a revisão das datas ou dos horários dos jogos, garantindo assim o pleno exercício do direito ao acesso à educação e ao lazer", acrescentou.
Datas e horários
O jogo de ida da Copa do Brasil será no Maracanã, no Rio de Janeiro, dia 3 de novembro. A volta é na Arena MRV, em Belo Horizonte, dia 10 do mesmo mês. A expectativa é de estádios lotados nas duas partidas. A casa do Flamengo tem capacidade para cerca de 78 mil torcedores, e a do Atlético, para 45 mil pessoas.
Os portões dos locais de aplicação da prova serão abertos às 12h, com término previsto para 19h e 18h30. Os jogos, por sua vez, ainda não têm horário definido, embora, pela grade de TV, espera-se o agendamento para as 16h.
Torcedores e estudantes
Há mais de 288 mil pessoas inscritas na prova no Rio de Janeiro. Esse número é ainda maior em Minas Gerais, com 393 mil inscrições.
Dados preliminares relativos à logística e à segurança do Enem 2024 apontam que os inscritos confirmados neste ano farão as provas em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, que abrigam cerca de 140 mil salas.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a realização da partida de futebol em BH não irá alterar o esquema preparado para o Enem na capital. "A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o calendário dos jogos de futebol não são afetados pela medida adotada, uma vez que os estádios já possuem licenciamento para as atividades esportivas”, diz um trecho do comunicado.
Tanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), responsáveis pelos jogos e pelo Enem, respectivamente, foram procurados pela reportagem sobre possível mudança de datas dos eventos.
A CBF recebeu a manifestação sobre a possibilidade de mudança de data dos jogos e vai começar a dialogar com às entidades responsáveis por organização, transmissão e segurança da partida sobre o assunto. O Inep, até a postagem da matéria, não se posicionou.