O Atlético está classificado, pela segunda vez em sua história, para a final da Copa Libertadores. A vaga foi conquistada nessa terça (29), depois de o Galo empatar sem gol com o River Plate e segurar a vantagem construída no jogo de ida. O palco da partida de volta, o estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires, aliás, será também o da final da “Glória Eterna”, sem indicações de possível alteração.

É o que garantiu o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, à reportagem de O TEMPO Sports. Perguntado sobre uma possível indicação da Conmebol, que gere a Libertadores, sobre uma potencial mudança de sede da final, o dirigente do Galo garantiu que a organizadora não fez qualquer comunicado a respeito.

A afirmação de Sérgio Coelho vai ao encontro da forma como a Conmebol tem explorado a final da Libertadores. No dia 4 deste mês, a entidade oficializou que o Monumental receberá a finalíssima. Desde então, a organizadora, por meio de suas redes sociais, tem explorado o assunto. Na noite dessa terça, inclusive, logo quando jornais argentinos voltavam a especular sobre uma suposta alteração de sede, a Conmebol publicou uma foto do Monumental, indicando que é questão de tempo para o estádio receber a decisão.

Rumores

O palco da decisão da “Glória Eterna” tem sido objeto de especulação desde o primeiro jogo entre Atlético e River Plate. Com o placar de 3 a 0 favorável ao Galo e de 5 a 0 a favor do Botafogo na outra semifinal, diante do Peñarol, alguns veículos de comunicação, sobretudo argentinos, passaram a publicar notícias sobre um possível interesse da Conmebol de mudar a sede. Há, basicamente, duas justificativas.

A primeira é que a organizadora da Libertadores supostamente entende que uma final entre dois clubes brasileiros não irá atrair público o suficiente para lotar o Monumental, que tem capacidade para cerca de 84 mil torcedores.

A segunda é de que o River Plate, dono do estádio, supostamente não estaria disposto a cedê-lo para a finalíssima da decisão continental por não estar classificado para ela. Tanto para o primeiro quanto para o segundo caso, não há nenhuma  palavra oficial da Conmebol.

Supostas alternativas

Os veículos de imprensa que noticiaram uma possível alteração de sede da final da Libertadores indicaram também estádios que estariam na mira da Conmebol para receber a final. Os dois palcos mais citados estão localizados na província de Buenos Aires.

O mais indicado pelos argentinos é o estádio Libertadores de América, do Independiente, localizado na cidade de Avellaneda. O local tem capacidade para 42 mil torcedores e está localizado a cerca de 19 quilômetros do Mâs Monumental. O outro é o Estadio Ciudad de La Plata, na cidade de La Plata, a 55 quilômetros do estádio do River Plate.