A Conmebol confirmou na noite desta sexta-feira (4/10) que a final da Copa Libertadores será disputada no estádio Monumental, em Buenos Aires. A decisão, em partida única, está marcada para o dia 30 de novembro. Ainda sonham com a Glória Eterna o River Plate, Atlético, Peñarol e Botafogo.
De qualquer forma, o Galo estará no palco da decisão para encarar os donos da casa pelo segundo jogo da semifinal, no dia 29 de outubro. A partida de ida contra o River acontece na Arena MRV (22/10).
A outra semifinal será disputada por Botafogo e Peñarol. O jogo de ida acontece no dia 23 de outubro, no estádio Nilton Santos (Engenhão), e a volta será no dia 30 de outubro, no estádio Campeón del Siglo, no Uruguai.
No início de 2023, o Monumental passou por reforma e passou a ser o maior estádio da América do Sul, com capacidade para 84 mil torcedores. Buenos Aires já havia sido escolhida em fevereiro como local para receber a decisão, mas o palco do jogo ainda não havia sido confirmado pela Conmebol.
A entidade avaliou três opções iniciais: o estádio Monumental, do River Plate, o estádio Libertadores de América, do Club Atlético Independiente, e o estádio Único Diego Armando Maradona.
"O Estádio Monumental, com capacidade para mais de 84.000 espectadores, foi escolhido por sua moderna infraestrutura, sua vasta história esportiva e sua capacidade de receber o grande número de torcedores que acompanham os atuais clubes semifinalistas, garantindo assim um cenário com capacidade compatível com a magnitude do evento", informou a Conmebol.
Os detalhes sobre a venda de ingressos e as atividades relacionadas à final serão anunciados em breve pelos canais oficiais da Confederação sul-americana de futebol.
Final única
A final em jogo único acontece desde 2019. Já sediaram a decisão da Libertadores o Estádio de Monumental de Lima (2019), o Maracanã (2020 e 2023), o Centenário (2021) e o estádio Monumental de Guayaquil (2022).