Tratada como uma 'obsessão' no Atlético, a final da Copa Libertadores, sábado (30), diante do Botafogo, em Buenos Aires, na Argentina, também terá peso decisivo para definir o nível de investimento que o clube fará para a próxima temporada.

A afirmação é de Ricardo Guimarães, um dos principais investidores da SAF atleticana e presidente do conselho deliberativo do Atlético.

Em entrevista à O TEMPO SPORTS, Ricardo Guimarães afirmou que o clube já traça seu planejamento, mas tudo dependerá do resultado da competição continental.

"Estamos esperando acabar essa parte da Libertadores. Isso vai definir muita coisa. É difícil ter um planejamento em jogo, tendo uma coisa que pode mudar", iniciou o dirigente. 

Ricardo Guimarães acrescentou que um eventual título da Libertadores tará 'responsabilidades' maiores - e, consequentemente também maior capacidade de investimento.

"Se o Atlético conseguir passar na Libertadores, isso implica em dois Campeonatos Mundiais. Isso muda completamente, tem uma receita maior. Muda completamente o que pode ser o ano que vem, o que pode ter de investimento", reconheceu. 

A equipe que conquistar a Libertadores no sábado (30) terá direito a participar da Copa Intercontinetal de Clubes de 2024 e também do 'Super Mundial de Clubes', recentemente criado pela Fifa, que reunirá 32 equipes entre junho e julho de 2025.

Ricardo Guimarães ressaltou que o clube prefere adotar a cautela neste momento e seguir trabalhando firme para alcançar os seus objetivos.

"A gente está sempre procurando colocar o Atlético na ponta, estar disputando os títulos. Não prometemos que vamos ganhar alguma coisa ou não. Está cada vez mais difícil, porque os outros clubes estão investindo. As disputas estão se acirrando. Promessa não pode ser feita, mas trabalho (sim). A gente quer oferecer para torcida o melhor possível”, finalizou.

Atlético e Botafogo decidem o título da Libertadores sábado (30), a partir de 17h (horário de Brasília), em Buenos Aires. Em caso de empate no tempo regulamentar haverá prorrogação com dois tempos de 15 minutos cada. Persistindo a igualdade, a definição do campeão será na cobrança de pênaltis.