Palco onde surgiu o canto "Eu acredito!", a Arena Independência pode ser a casa do Atlético no início de 2025. Isso porque o clube anunciou, na última quinta-feira (19), que irá trocar o gramado natural pelo sintético na Arena MRV.

A previsão é que o estádio só esteja apto para receber as partidas no começo do Campeonato Brasileiro. Na próxima temporada, a competição nacional inicia no dia 29 de março. Já o estadual está previsto para terminar em 15 de março.

Diante deste cenário, a Arena Independência surge como principal alternativa para o Atlético mandar os seus jogos até que a Arena MRV esteja pronta. E o estádio do América traz boas lembranças ao Galo.

"Eu acredito!"

Na campanha do título da Libertadores de 2013, o Atlético mandou seus jogos na Arena Independência até a semifinal. E foi nesse estádio que surgiu o grito "Eu acredito!", que se tornou um mantra para a torcida atleticana.

Depois de empatar em 2 a 2 fora de casa contra o Tijuana, do México, no jogo de ida das quartas de final, o Atlético recebeu o adversário na Arena Independência para a partida de volta. O empate em 1 a 1 até os 47 minutos do segundo tempo classificava o Galo para as semis, por conta dos gols marcados fora de casa, que ainda eram critério de desempate.

Até que Leonardo Silva cometeu pênalti e o sonho da Libertadores parecia se distanciar. Foi aí que a torcida começou a cantar "Eu acredito!" para apoiar o goleiro Victor. Com a ponta do pé esquerdo, o arqueiro defendeu a cobrança de Riascos e foi canonizado pela Massa Atleticana, se tornando São Victor.

Na semifinal, após perder por 2 a 0 para o Newell's Old Boys na Argentina, o Atlético venceu por 2 a 0 na Arena Independência e a partida foi para a decisão por pênaltis. Mais uma vez o canto "Eu acredito!" empurrou o time para conseguir avançar e disputar a decisão contra o Olimpia, do Paraguai.

O "Eu acredito!", que surgiu na Arena Independência, foi mais uma vez entoado na final, durante os pênaltis contra o Olimpia, que culminou com o título inédito da Libertadores para o Atlético. Mas dessa vez, o palco foi o Mineirão.

Histórico

Desde que foi inaugurado, em 1950, o estádio recebeu partidas envolvendo o Atlético em 722 oportunidades. Foram 434 vitórias do Galo, 149 empates e 139 derrotas, com 1397 gols marcados e 723 sofridos.

O último jogo do Galo na Arena Independência aconteceu no dia 26 de novembro de 2024, quatro dias antes da final da Libertadores. Com um time reserva, a equipe mineira perdeu do Juventude por 3 a 2.

Artilheiros

O jogador do Atlético que mais balançou as redes da Arena Independência foi o ex-atacante Luan, que anotou 28 gols. Do elenco atual, apesar de ter passado 2024 em branco, Bernard é quem está à frente, com dez.