Perto de ser anunciado como reforço do Atlético, o zagueiro Junior Alonso foi convocado na tarde desta sexta-feira (31/05) para três amistosos da seleção paraguaia em junho, em preparação para a Copa América.
O jogador está na lista de 27 atletas chamados pelo técnico Daniel Garnero para os compromissos contra Peru (dia 7), em Lima, Chile (dia 11), em Santiago, e Panamá (dia 16), na Cidade do Panamá. Os convocados para a Copa América, que começa dia 24 para os paraguaios, contra a Colômbia, ainda não foram anunciados.
✅ 𝘾𝙤𝙣𝙫𝙤𝙘𝙖𝙙𝙤𝙨
— Selección Paraguaya (@Albirroja) May 31, 2024
📃 Jugadores llamados por el DT Daniel Garnero para los amistosos ante @SeleccionPeru (07/06), @LaRoja (11/06) y @fepafut (16/06).
Los detalles ➡ https://t.co/Ccby73oyXQ#ElRenacerAlbirrojo 🙌#VamosParaguay 🇵🇾 pic.twitter.com/AVfmAVAITG
Junior Alonso está de malas prontas para voltar ao Atlético. Em uma negociação que gira em torno de 1,2 milhão de euros (R$ 6,7 milhões), o defensor deve ser anunciado nos próximos dias, pouco mais de um ano e meio após deixar o alvinegro em sua segunda passagem pelo clube.
O paraguaio estava no Krasnodar, da Rússia. No campeonato nacional, atuou em 29 partidas, ajudando o time a chegar ao segundo lugar, apenas um ponto atrás do campeão, o Zenit. Alonso disputou outras seis partidas pela Copa da Rússia, sendo eliminado nas fases preliminares.
Ao todo, enquanto esteve no Krasnodar, o paraguaio atuou em 55 partidas e marcou um gol.
Como Alonso vai encaixar no esquema de Gabriel Milito?
Canhoto e conhecido por sua qualidade com a bola nos pés, Alonso preencherá uma lacuna no elenco atleticano. Após a saída de Jemerson, o clube precisa de outro zagueiro para reforçar a defesa.
Além disso, por ser canhoto, Alonso já atuou como lateral-esquerdo, principalmente pela seleção. Com a lesão de Rubens e a convocação de Arana para a Copa América, o paraguaio pode ser aproveitado nessa posição no Galo.
A facilidade do zagueiro em construir jogadas pode ser ilustrada em números. Nessa temporada, pelo campeonato russo, Alonso teve quase 2 mil passes tentados, com 84,5% de precisão.
Defensivamente, o zagueiro venceu 75% das disputas de bola e quase 70% dos duelos aéreos.
Terceira passagem pelo alvinegro
Alonso foi vendido pelo Atlético ao Krasnodar, da Rússia, em janeiro de 2022, por 8,2 milhões de dólares. Mas, devido ao início da guerra entre Rússia e Ucrânia, teve o contrato suspenso dois meses depois e retornou ao alvinegro.
Em sua segunda passagem, Alonso teve uma queda de rendimento e foi alvo de críticas, não conseguindo performar próximo ao nível do seu primeiro momento pelo Galo, em que conquistou o Triplete Alvinegro, em 2021.
Pelo Atlético, o zagueiro fez 133 partidas pelo Atlético, com 2 gols e seis assistências. Ele conquistou os campeonatos mineiros de 2020, 2021 e 2022, a Copa do Brasil de 2021 e o Campeonato Brasileiro de 2021. Foi, ainda, eleito duas vezes Bola de Prata (2020 e 2021) e esteve na Seleção do Campeonato Brasileiro de 2021.