DESGASTE

Com mais oito jogos em maratona, Milito enfrenta desafio físico com o Atlético

Galo só terá semana livre para trabalho no mês que vem, após partida contra o Palmeiras, em 2 de junho, na Arena MRV

Por Gabriel Ronan
Publicado em 05 de maio de 2024 | 09:24
 
 
 
normal

A maratona continua. Após empatar com o Fluminense fora de casa em 2 a 2, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético deu início a um mês de maio com agenda cheia, sem descanso durante a semana por oito jogos consecutivos.

O técnico Gabriel Milito só terá a semana livre para treinamentos após enfrentar o Palmeiras na Arena MRV, em 2 de junho, pela 9ª rodada do campeonato nacional. 

Até lá, o Galo tem uma sequência com Rosario Central (F), Grêmio (C), Peñarol (F), Bahia (C), Sport (F), Bragantino (F), Caracas (C) e Palmeiras (C). Esses oito jogos representam uma média de aproximadamente um jogo a cada três dias e meio. 

A maratona expõe jogadores como o volante Otávio. Ele jogou os minutos do Galo desde a estreia do Campeonato Brasileiro. São sete partidas consecutivas sem descanso.

A situação é semelhante à do lateral-direito Renzo Saravia, que tem atuado na zaga. O argentino jogou todos os minutos da Série A e da Copa do Brasil. Desde a final do Mineiro, ele só descansou alguns minutos contra o Peñarol, quando saiu aos 17 do segundo tempo.

A espinha dorsal de Gabriel Milito conta com vários jogadores na casa dos 30 anos, o que representa preocupação para o desgaste físico trazido pela sequência.

Entre os atletas que vem jogando entre os titulares, Everson (33), Jemerson (31), Saravia (30), Battaglia (32), Otávio (30), Scarpa (30) e Hulk (37) estão dentro dessa faixa etária. São sete dos 11 titulares. As exceções são Guilherme Arana (27), Alan Franco (25), Zaracho (26) e Paulinho (23). 

Um alívio para Milito pode ser uma eventual classificação antecipada na fase de grupos da Libertadores. Líder do seu grupo com nove pontos em três jogos, o Galo tem vantagem de cinco pontos sobre o segundo colocado Rosario Central.

Se vencer na Argentina nesta terça-feira (7), o alvinegro praticamente já se garante na ponta do grupo, o que daria a possibilidade de poupar jogadores desgastados nas duas últimas rodadas.

Vale lembrar que o Atlético abriu mão de diversos jogadores na reta final da última janela de transferências. Ainda que pouco aproveitados, Patrick, Edenílson e Pavón eram peças experientes para o banco de reservas do Galo.

O time ainda sofreu a baixa do polivalente Rubens, que sofreu uma ruptura do ligamento colateral medial e uma lesão parcial do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. 

Por outro lado, o Galo tem três reforços já anunciados que ainda não estrearam. Os meias Robert e Brahian Palacios já estão no elenco, mas ainda não entraram em campo.

O brasileiro por conta de uma decisão do departamento de fisiologia, que tem feito um trabalho especial para que o ex-jogador do Athletic ganhe força física; enquanto Palacios não atuou por opção de Milito. O terceiro ainda fora de ação é o ídolo Bernard, que espera a reabertura da janela em julho para poder ser inscrito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!