Uma postagem nas redes sociais do Atlético deixou a torcida intrigada nesta quinta-feira (13). Na imagem, em preto e branco, com a Arena MRV ao fundo, está um muro com um Galo grafitado ao lado do número 1908, ano de fundação do clube. Sob o muro, aparece pendurada uma camisa lisa.
Rapidamente, os torcedores do Atlético começaram a criar hipóteses para tentar elucidar o suspense feito pelo clube.
"Bem-vindo, Junior Alonso. Nosso paredão está de volta!", comentou um torcedor na postagem, citando o zagueiro paraguaio que já tem retorno acertado ao clube, mas ainda não foi anunciado oficialmente.
Outros atleticanos, em tom bem-humorado, brincaram: "não vai me dizer que o mascote Galo doido também se contundiu", se referindo a série de lesões sofridas por jogadores do elenco.
Apesar do mistério e das brincadeiras da torcida, a reportagem de O TEMPO Sports apurou com fontes ligadas ao clube que se trata de um material de divulgação da nova campanha do Manto da Massa 5.
A campanha, iniciada pelo Atlético em 2020, conta com uniformes especiais, lançados justamente para a Massa, com quantidade limitada. A camisa não é sequer utilizada em partidas oficiais.
Desde o primeiro número, a campanha do Manto da Massa foi um sucesso, com grande procura da torcida. Apenas na última edição que as vendas não tiveram o mesmo bom desempenho. Confira os números dos últimos lançamentos:
Em 2020
Na primeira edição, a camisa custou R$ 169,99 para sócios nas 92h iniciais, R$ 225,99 para sócios após as 92h iniciais e R$ 269,99 para o público geral. Naquele ano, o Galo faturou R$19 milhões com o projeto, sendo R$9 milhões líquidos com as vendas do manto.
Venda nas primeiras 24h: 27 mil
Total: 110 mil
Em 2021
Já no segundo ano, o Manto da Massa custou R$ 199,90 para sócios nas 92h iniciais, R$ 239,90 para sócios após as 92h iniciais e R$ 319,90 para o público geral. De acordo com o Atlético, o lucro da campanha foi de R$8 milhões.
Venda nas primeiras 24h: 34 mil
Total: 120 mil
Em 2022
No terceiro ano da campanha, a camisa especial do Galo custou R$ 219,99 para sócios nos dois primeiros dias, R$ 289,99 para sócios após os dois primeiros dias e R$ 399,99 para o público geral.
O Galo não informou de forma direta o lucro com o projeto. No demonstrativo financeiro, o Atlético afirmou que a receita bruta foi de mais de R$24 milhões e que que teve R$18 milhões de despesas com “custos, despesas e deduções do programa”.
Venda nas primeiras 24h: 80 mil
Total: 140 mil
Em 2023
No ano passado, a camisa especial foi em homenagem aos dez anos da defesa histórica de Victor na campanha do título da Libertadores. Ela custou 269,90, para sócios, a R$ 399,90, para o público em geral. E o desempenho nas vendas não foi o mesmo dos anos anteriores. O clube também não divulgou o lucro obtido com a campanha deste ano.
Venda nas primeiras 24h: 20 mil
Total: 35 mil