Sob pressão e ainda desfalcado, o Atlético busca a recuperação no Campeonato Brasileiro diante do Fortaleza, neste domingo (23), às 18h30, na Arena MRV, pela 11ª rodada da competição. O Galo vive um momento de turbulência, com duas derrotas seguidas e oito gols sofridos para Palmeiras e Vitória. O técnico Gabriel Milito terá o retorno do atacante Paulinho, artilheiro do time na temporada com 10 gols, mas ainda não poderá contar com o craque Hulk, que acompanhará o nascimento da filha Aisha nos Estados Unidos.
O Fortaleza viveu situação semelhante ao Atlético: perdeu duas partidas consecutivas no Brasileiro (1 a 0 para o Bahia e 5 a 0 para o Cuiabá), mas chega motivado com a vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, na última quarta-feira (19), no estádio Castelão. Fora de casa, o Leão do Pici venceu apenas uma vez, na rodada de abertura, contra o São Paulo, no Morumbi. Nas outras três partidas longe de seus domínios, foram duas derrotas e um empate.
Se o retrospecto do Fortaleza não é bom fora de casa, o aproveitamento do Galo na Arena MRV também não anima o torcedor na atual edição do Brasileiro. São quatro jogos e apenas uma vitória, no clássico contra o Cruzeiro. A equipe alvinegra ainda empatou com Criciúma e Bahia e perdeu para o Palmeiras.
Artilheiro de volta
Em relação ao jogo contra o Vitória, Gabriel Milito terá apenas uma novidade: o retorno de Paulinho, que cumpriu suspensão na última rodada. O Atlético segue com os desfalques do lateral Guilherme Arana, do volante Alan Franco e do atacante Vargas, convocados por suas seleções; do volante Otávio, na transição física; e do meia Rubens, entregue ao Departamento Médico.
Superação
Apesar da má fase atleticana, Milito disse após o revés contra o Vitória que o momento é de reunir forças para reencontrar o caminho dos triunfos.
“Nos levantaremos com força, seguiremos adiante, seguiremos competindo, tentaremos melhorar para sair rápido desta sequência sem ganhar, de dois jogos com derrotas, Seguiremos trabalhando. Seguir lutando para sair rapidamente desta situação adversa”, destacou o treinador.
Apesar dos importantes desfalques, o comandante argentino preferiu valorizar as peças que ele pode contar no momento.
“Mesmo com as baixas, a equipe pode e deve fazer melhor. Como vamos corrigir? Com os jogadores que temos e com trabalho. Não gosto de falar dos jogadores que não estão. Todos sabemos da importância que têm, mas não estão. Há que competir e tentar ganhar”, avaliou.
Adversário
O treinador Juan Pablo Vojvoda também enfrenta problemas para montar a equipe. Ele não terá o atacante Lucero, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O argentino de 32 anos tem 16 gols em 36 partidas na temporada. Outras baixas são os atacantes Marinho e Moisés, ambos vetados pelo Departamento Médico.
O lateral direito Dudu, com dores no joelho esquerdo, e o volante Matheus Rossetto, com edema na coxa esquerda, são dúvidas para a partida. As boas notícias para Vojvoda são os retornos do zagueiro Brítez e do atacante Renato Kayzer, que cumpriram suspensão na última rodada.
Ficha técnica
Atlético
Everson; Saravia, Bruno Fuchs, e Rômulo; Battaglia, Zaracho, Igor Gomes, Alisson e Gustavo Scarpa; Paulinho e Cadu Técnico: Gabriel Milito
Fortaleza
João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Hércules, Pochettino; Yago Pikachu, Breno Lopes e Renato Kayzer. Técnico: Vojvoda
Motivo: 11ª rodada Brasileirão 2024
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 18h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Matheus Delgado Candançan (SP)