Muito próximo de ser anunciado como novo reforço atleticano, o zagueiro Lyanco, de 27 anos, teve curta passagem pelo futebol brasileiro. Revelado pelo Botafogo, ele foi adquirido pelo São Paulo para atuar nas categorias de base do clube, mas rapidamente foi integrado ao profissional. De volta ao futebol brasileiro depois de sete anos, o defensor espera escrever uma história de sucesso defendendo as cores do Atlético. O jogador desembarcou nesta segunda-feira (1/7) no aeroporto de Confins e, se for aprovado nos exames médicos, vai assinar contrato com o Galo até o fim de 2028.
Apesar da passagem rápida pelo São Paulo, apenas 25 jogos entre 2015 e 2017, o zagueiro deixou boa impressão. Contratado do Botafogo em janeiro de 2015, Lyanco chegou ao Tricolor para integrar a base, mas acabou promovido ao profissional pelo técnico colombiano Juan Carlos Osorio em julho daquele ano.
Em contato com a reportagem do O Tempo Sports, os jornalistas Marcelo Hazan e Eduardo Affonso, que acompanharam de perto a curta trajetória do zagueiro pelo São Paulo, deram suas impressões sobre o jogador.
Marcelo Hazan, jornalista e narrador da CazeTV
“O Lyanco é um zagueiro que a torcida do São Paulo gostava. Ele demorou um tempinho para se firmar entre os titulares, depois começou a jogar mais e tinha essa característica de velocidade e boa saída de bola. Mas não durou muito tempo porque logo ele foi negociado. Então, ele teve uma passagem boa pelo São Paulo, mas nada de extraordinário porque não teve muitos jogos para poder se firmar totalmente”.
Eduardo Affonso, repórter da ESPN Brasil
“O Lyanco nunca foi titular absoluto do São Paulo porque na época tinham zagueiros mais consagrados como Rodrigo Caio, Maicon e Lugano, então tinha muita concorrência. O que se falava das virtudes dele à època era o jogo aéreo, principalmente pela altura (1,87 m). Também falavam muito que ele era um zagueiro rápido. Ele ficou muito pouco tempo porque surgiu a proposta e o São Paulo precisava vender”.
Estreia
O novo reforço alvinegro só poderá estrear após a reabertura da janela de transferências no futebol brasileiro, programada para o dia 10 de julho. Dessa forma, ele estaria apto para jogar contra o Juventude (16/7), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.