Os três próximos jogos do Atlético podem ser decisivos para as pretensões da equipe na temporada. Duas partidas pelo Brasileirão e a decisão pela vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, contra o San Lorenzo, podem definir o futuro da equipe nas competições.
Com 20 jogos disputados no Campeonato Brasileiro, o Atlético amarga a 9ª posição na tabela, com 29 pontos. O desempenho abaixo do esperado se deve aos jogos em que o time estava sem grande parte dos jogadores titulares, devido a lesões e convocações.
O Atlético está sete pontos atrás do Cruzeiro, que possui um jogo a mais e é o sexto colocado no Brasileirão - primeiro time na zona de classificação para a Libertadores de 2025.
A distância para o Botafogo, líder da competição, é de 14 pontos, o que impossibilita uma briga pelo título no momento. O foco do Atlético nas próximas rodadas deve ser uma vaga na competição continental. O Galo enfrenta o Cuiabá no próximo sábado (17) e, na outra rodada, o Fluminense. Os dois jogos são em casa e seis pontos conquistados, contra equipes que estão na parte de baixo da tabela, podem facilitar o caminho para a Libertadores do próximo ano.
Caso a classificação para a competição continental não venha pelo Brasileirão, o clube pode conseguir sendo campeão da atual Libertadores. Para isso, precisa passar pelo San Lorenzo nas oitavas de final.
O Atlético empatou por 1 a 1 no jogo de ida e trouxe a possibilidade de se classificar para Belo Horizonte, na próxima terça-feira (20), na Arena MRV.
No atual momento, os títulos das copas são mais viáveis para o Atlético e, por isso, passar pelo San Lorenzo é fundamental. Com um empate no primeiro jogo, uma vitória simples garante a classificação alvinegra, que pode pegar Grêmio ou Fluminense nas quartas de final.