Se nas copas o Atlético tem regulado, no Campeonato Brasileiro o time está devendo e precisa de uma arrancada para não se distanciar dos primeiros colocados. Neste sábado (24/8) o Galo encara o Fluminense, às 21h, no Mineirão, pela 24ª rodada da competição. O time mineiro ocupa a oitava colocação, com 30 pontos, enquanto o Tricolor das Laranjeiras é o 18º com 21 pontos. O confronto é uma prévia do duelo pelas quartas de final da Libertadores.  

O Atlético escolheu o Mineirão como palco da partida por conta da condição ruim do gramado da Arena MRV. O estádio alvinegro ficará 22 dias sem receber jogos, período que o Galo acredita ser suficiente para melhorar a situação do campo. A nova casa alvinegra só voltará a receber a equipe no confronto diante do São Paulo, no dia 12 de setembro, pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. 

Boas lembranças 

Desde a inauguração da Arena MRV, em gosto de 2023, o Atlético fez três partidas no Mineirão e segue invicto, com duas vitórias e um empate. Como mandante, é a segunda vez que o Alvinegro volta ao Gigante da Pampulha. Na penúltima rodada do Brasileiro do ano passado, com a Arena MRV reservada para show, o Galo venceu o São Paulo por 2 a 1 no estádio.  

Os outros dois jogos foram contra o Cruzeiro, na condição de visitante, e com apenas torcedores do rival. O Galo venceu o clássico por 3 a 1 na final do Campeonato Mineiro deste ano e empatou em 0 a 0 no último dia 10 pelo Brasileiro.  

Time misto? 

Com a atenção dividida pelas copas, o técnico Gabriel Milito pode mandar a campo uma equipe mista. Na  quarta-feira (28/8),  Galo encara o São Paulo, no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.  

O Atlético realizou o último treino antes do duelo contra o Fluminense na sexta-feira (23). O atacante Hulk iniciou a transição do departamento médico e fez uma atividade em campo, de forma separada, acompanhado pelo fisioterapeuta Guilherme Fialho e pelo preparador físico Marcelo Luchesi. O camisa 7 se recupera de uma lesão na panturrilha direita e para o jogo deste sábado segue fora.  

Adversário no sufoco 

O Fluminense eliminou o Grêmio nas oitavas de final da Libertadores e será o adversário do Galo na próxima fase. Se na competição continental o clima é de otimismo em busca do bicampeonato, no Brasileiro o sinal é de alerta. O clube amarga a zona de rebaixamento com apenas cinco vitórias em 22 jogos. O Tricolor, no entanto, melhorou o aproveitamento com o técnico Mano Menezes. Sob o comando dele foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas. 

Para o duelo deste sábado, o Flu pode ter o retorno de um velho conhecido do torcedor atleticano. O atacante Keno se recupera de dores na lombar e pode voltar ao time. A equipe visitante tem três desfalques certos por questões médicas: o lateral Diogo Barbosa, o meia Renato Augusto e o zagueiro Ignácio.  

Já o lateral Marcelo e o atacante Cano estão em transição para retornar aos trabalhos com o grupo e ainda devem ser desfalques. O lateral-direito Samuel Xavier recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians e vai cumprir suspensão contra o Galo. O ex-atleticano Guga é o reserva imediato da posição. 

Ficha Técnica   

Atlético x Fluminense    

Atlético: Everson; Saravia, Battaglia (Fuchs), Alonso e Arana (Rubens); Fausto Vera, Otávio (Alan Franco), Scarpa (Palacios) e Bernard; Paulinho (Vargas) e Deyverson (Cadu). Técnico: Gabriel Milito.       

Fluminense:  Fábio; Guga, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo) e Esquerdinha; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Kevin Serna e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes 

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro   

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)    

Data: 24/8    

Horário: 21h     

Transmissão:  FM O TEMPO, SporTV e Premiere    

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)      

Auxiliares:  Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)    

VAR:  Marcio Henrique De Gois (SP)