O Atlético inicia o confronto das quartas de final da Copa Libertadores na próxima quarta-feira (18/9) contra o Fluminense, no Maracanã, pelo jogo de ida. Como visitante, o Galo tem um retrospecto recente positivo na competição, tendo perdido apenas duas das últimas 22 partidas.
A última derrota do Atlético fora de casa na Libertadores foi justamente na atual edição, quando o time mineiro foi batido pelo Peñarol por 2 a 0, no Campeón del Siglo, pela penúltima rodada da fase de grupos. Ano passado o Galo também sofreu um revés para o Athletico-PR, por 2 a 1, na Arena da Baixada, pela fase de grupos.
Antes disso, o Alvinegro havia perdido a última vez para o Cerro Porteño, no Uruguai, em 2019. No retrospecto geral, o Galo disputou 66 jogos como visitante na Libertadores e soma 20 vitórias, 24 empates e 22 derrotas.
Em sete partidas disputadas fora de casa na histórica campanha do título de 2013, o Atlético conquistou três vitórias, perdeu três e empatou uma.
Em 2021, apesar da eliminação para o Palmeiras na semifinal, o Atlético fez uma campanha invicta na Libertadores. Como visitante a equipe comandada pelo técnico Cuca venceu o América de Cali, o Cerro Porteño e o River Plate. O Galo ainda empatou com o Deportivo La Guaira, Boca Juniors e Palmeiras.
Em 2022, o Atlético também não perdeu como visitante no torneio continental. Foram duas vitórias e três empates.